O que é Google Ads e como conseguir mais clientes para o seu negócio

O que têm em comum os banners de marketing na lateral das páginas que você acessa, os anúncios a que você assiste durante um vídeo no YouTube ou mesmo aqueles links que aparecem em destaque no topo das páginas de busca?

Esses tipos de anúncios podem ser criados e gerenciados pelo Google Ads. O Google Ads é uma plataforma online que permite criar anúncios na página de pesquisa do Google, anúncios gráficos na rede de display ou mesmo em ambientes como o YouTube, Gmail e até na Play Store.

Inicialmente intitulada Google Adwords, a plataforma de anúncios cresceu e evoluiu exponencialmente nos últimos tempos, sendo hoje uma das mais úteis ferramentas de divulgação, indispensável a qualquer empresa que tenha por objetivo conquistar algum destaque no mundo online. 

Leitura recomendada:

Google Adwords é Google Ads: transições que acompanham a evolução.

 

Como funciona o Google Ads

Atualmente, o Google Ads é uma das principais fontes de receita da empresa, além de ser considerado um verdadeiro gigante entre as plataformas de publicidade mundo afora.

E em meio a uma enorme competição por destaque na internet, plataformas como essa podem fazer toda a diferença, especialmente pelo fato de que o Google ainda detém a posição número 1 dentre os buscadores mais utilizados.

Na prática, o serviço oferecido permite que a empresa contratante pague determinado valor para que seu site – ou blog, ou ainda qualquer outro item de sua marca – ganhe maior visibilidade e venha a figurar entre os primeiros resultados das pesquisas no Google.

 

Como são os anúncios

As possibilidades oferecidas pela plataforma incluem basicamente quatro tipos de anúncios:

Anúncios na rede de pesquisa

Esses anúncios são exibidos quando o usuário faz pesquisas para uma determinada palavra-chave. Aparecem destacados no início e no final da página de resultados das buscas efetuadas, com o rótulo “Anúncio”, indicando que trata-se de um link patrocinado.

Sua principal vantagem é aparecer diretamente associado ao que é digitado nas buscas. Desta forma, ao buscarem por produtos ou serviços específicos, os usuários se deparam com sugestões de sites de empresas que os oferecem.

Outro detalhe interessante é que o anunciante só precisa pagar o custo por clique quando os usuários efetivamente clicarem no link e acessarem o site do anúncio, condição que melhora consideravelmente o custo/benefício do investimento feito.

Recentemente o Google fez o lançamento da funcionalidade de extensão de imagem, o que permite o uso de imagem nos anúncios de textos.

 

Anúncios na rede de display

A Rede de Display do Google, por si só, já alcança cerca de 90% dos usuários da rede mundial de computadores. Apenas esse dado já faria com que merecesse o olhar das empresas que desejam o devido destaque na web.

Em termos simples, a rede de display é a opção de anúncios gráficos que oferece segmentação diferenciada, usa conteúdo, remarketing, informações demográficas, entre outros, e possibilita que o anunciante leve ao conhecimento de seu público não só sua marca, como ofertas e demais ações especificadas nas campanhas.

Há várias formas de uso dos recursos gráficos da rede de display:

Banner

É um tipo de anúncio gráfico que envolve o uso de imagens, animações ou elementos interativos e layouts personalizados que irão impactar os usuários.

 

Texto

Embora possuam formato parecido com o dos banners, os anúncios de texto incluem exclusivamente elementos verbais, como título, descrição, nome da marca ou da empresa e uma URL.

 

Gmail

Como o próprio nome sugere, esses anúncios são personalizados para serem exibidos diretamente nas caixas de entrada do Gmail.

 

Aplicativo

São anúncios programados para aparecerem em aplicativos específicos, ou seja, são voltados para dispositivos móveis.

 

Anúncios no YouTube

Todo usuário do YouTube já se deparou com alguns anúncios, sejam eles no início ou durante a exibição dos vídeos assistidos.

Levando em consideração o aumento dos usuários e acessos aos vídeos do YouTube, vale ressaltar a dica de criar algum tipo de campanha a ser veiculada nesse formato de mídia.

É possível (e importante) segmentar o público-alvo, determinando critérios como interesses, local, sexo, idade, etc. Outro detalhe relevante é que o anúncio só será cobrado pela plataforma se o usuário não clicar em “pular o anúncio” antes de atingir os 30 segundos.

 

Anúncios de aplicativos

Esse tipo de anúncio é voltado ao alcance dos usuários de internet através de dispositivos móveis, ou seja, basicamente smartphones, que contam com sistema operacional Android ou iOS.

Via de regra, possuem uma configuração rápida e um nível alto de alcance que inclui o YouTube, o Google Play, a Pesquisa Google e inúmeros outros sites e apps desses dispositivos.

 

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Quais os objetivos das campanhas do Google Ads

Na criação de campanhas no Google Ads, o usuário da plataforma poderá iniciar as configurações escolhendo uma meta de campanha, visando assim atender ao objetivo desejado com seus anúncios. Confira a seguir as diferentes metas que ajudarão sua campanha a alcançar o sucesso:

Vendas

Objetivo principal: gerar vendas online, na loja virtual, aplicativo, por telefone ou na loja.

Tipos de campanhas: pesquisa, display, shopping, vídeo, smart e discovery

 

Leads

Objetivo principal: incentivar clientes a realizar ações para gerar leads e outros tipos de conversões, por exemplo: pedidos de orçamento, agendamento de consultas, baixar infoprodutos, se inscrever em um evento, conversar com um vendedor, etc.

Tipos de campanhas: pesquisa, display, shopping, vídeo, smart e discovery

 

Tráfego no site

Objetivo principal: fazer com que as pessoas certas acessem seu site, loja virtual, landing page ou blog.

Tipos de campanhas: pesquisa, display, shopping, vídeo e discovery

 

Consideração de produto/serviço e marca

Objetivo principal: incentivar as pessoas a explorar sua marca, produtos ou serviços.

Tipos de campanhas: vídeo

 

Alcance e reconhecimento da marca

Objetivo principal: alcançar um público-alvo amplo e promover reconhecimento.

Tipos de campanhas: display e vídeo

 

Promoção de aplicativo móvel

Objetivo principal: Gerar mais instalações, interações e pré-registros para seu app.

Tipos de campanhas: app

 

Visitas a lojas locais e promoções

Objetivo principal: impulsionar visitas a lojas físicas, incluindo restaurantes e concessionárias.

Tipos de campanhas: local

 

Audiência qualificada

O Google Ads é uma ótima oportunidade, cujo diferencial é a segmentação, isto é, o direcionamento a um público específico, ou seja, a publicidade é assertiva e impacta exatamente o seu público-alvo.

Por intermédio de palavras-chave e cookies, a plataforma exibe as campanhas patrocinadas para uma audiência qualificada, que efetivamente apresenta chances de engajamento. É como se ela pegasse o seu produto ou serviço e oferecesse somente a quem de fato se interessa por ele.

Desta forma, o Google Ads oferece a segmentação de modo que a publicidade de um restaurante vegetariano não seja exibida aleatoriamente a todos os usuários, e sim de forma precisa e preferencialmente ao público que denota essa mesma característica.

 

Por que usar o Google Ads

Em meio a uma enorme competição por destaque na internet, plataformas como essa podem fazer toda a diferença, especialmente pelo fato de que o Google ainda detém a posição número 1 dentre os buscadores mais utilizados, além disso, estar nas primeiras posições ou digamos, na 1ª página é muito importante. A maioria dos cliques acontecem lá. Tem um ditado que diz: “quer esconder alguma coisa? Coloque na 2ª página do Google”.

Brincadeiras à parte, um dos principais motivos de se usar o Google Ads é o de fazer com que seu produto, negócio ou serviço apareça na primeira página do principal buscador utilizado.

Se alguém procura por algo através de uma busca no Google, é pelo motivo de desejar aquilo, logo, estar presente para a pesquisa certa, poderá resultar em negócios para você.

O Google Ads permite que você exiba anúncios para as pessoas certas, no lugar certo e na hora certa e resumidamente você pode segmentar seus anúncios por palavras-chave, local do anúncio, idade, local (físico), idioma, dias, horários, frequência e tipos de dispositivos; com o Google Ads você terá controle dos seus custos com publicidade e não há valor mínimo para investir; você poderá também avaliar o sucesso de seus anúncios, mensurando e reajustando suas campanhas de acordo com os resultados obtidos.

 

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Posted by Making TI e Marketing Digital

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