SEO para imagens: como usar nomes de arquivo, atributos e técnicas para ranquear imagens no Google
Saiba como utilizar a estratégia de SEO para imagens para ranqueá-las no Google.
Atualmente, a busca por informações é cada vez mais frequente na internet e as imagens são uma parte importante desse processo.
O SEO para imagens é uma estratégia utilizada para otimizar as fotografias, de modo que sejam encontradas com mais facilidade pelos usuários nos resultados de pesquisa dos buscadores.
A otimização dessas imagens irá garantir uma experiência de busca mais eficiente e agradável para os usuários, além de ajudar a melhorar o posicionamento do seu conteúdo nos mecanismos de busca.
Neste artigo, exploraremos com mais detalhes o conceito de SEO para imagens e as melhores práticas.
Qual é a importância de otimizar as imagens no Google Imagens?
Otimizar as imagens para o Google é fundamental para garantir que elas sejam encontradas com facilidade pelos usuários que utilizam a plataforma para buscar conteúdos visuais.
O Google Imagens é provavelmente o motor de busca de imagens mais utilizado em todo o mundo.
Aplicar o SEO para imagens possibilita que elas apareçam nos primeiros resultados de busca, aumentando a visibilidade e a chance de serem clicadas pelos usuários.
Com a estratégia certa, a otimização também pode melhorar o posicionamento geral do site nos resultados de pesquisa do Google. Já que o algoritmo considera diversos fatores, incluindo o SEO de imagens.
Vale ressaltar que, ao otimizar as imagens, é importante considerar as práticas de SEO, como o uso adequado de palavras-chave relevantes, a inclusão de tags alt e título descritivos, a compressão das imagens para reduzir seu tamanho, entre outras.
Daremos a seguir algumas dicas para auxiliar na gestão de imagens do seu site.
1. Tendência de se tornar viral
Uma das vantagens de uma boa otimização para SEO para imagens é que ela pode aumentar a probabilidade da imagem se tornar viral, ou seja, ser compartilhada amplamente nas redes sociais e outros canais.
2. A imagem perfeita para obter um bom ranking
Para ranquear bem nos resultados de busca do Google Imagens, a foto ou ilustração deve ter boa qualidade, ser relevante para o conteúdo da página, possuir informações claras e concisas na legenda e no alt text.
Além disso, ela deve estar em formato e tamanho adequados.
3. Nome do arquivo
Ao escolher o nome do arquivo, é importante utilizar palavras-chave relevantes para o conteúdo da imagem e do artigo em que ela será utilizada.
Além disso, evite utilizar nomes genéricos como “imagem1.jpg” ou “foto.png”, pois isso pode prejudicar o ranqueamento da sua imagem.
4. URL da imagem
A URL da imagem deve ser amigável, curta e clara, e preferencialmente conter palavras-chave relevantes para garantir a eficácia de SEO para imagens.
Vale destacar que o nome do arquivo também pode ser considerado na URL da imagem.
Por exemplo, se a imagem se chama “cachorro-dalmata-correndo.jpg”, é recomendado que a URL inclua essa descrição, ao invés de uma sequência de números ou letras aleatórias.
Isso ajuda tanto na identificação do conteúdo da imagem pelo Google quanto na experiência do usuário ao compartilhar a imagem em redes sociais.
5. Alt Text
Ao escrever o conteúdo do atributo ALT, é importante descrever o que está na imagem de forma clara, sendo recomendado utilizar a palavra-chave que deseja ranquear, mas sem excessos.
Um exemplo adequado seria: “Um homem caminhando em uma trilha de montanha com vista para o pôr do sol”, em vez de “Homem caminhando trilha montanha sol nascente ar livre e aventura”.
6. Legenda da imagem
Sabia que, em média, as legendas embaixo de imagens são lidas 300% mais do que o próprio conteúdo do texto?
Para escrever uma boa legenda, é importante incluir informações que ajudem a compreender o conteúdo da imagem, tenham a palavra-chave que você deseja ranquear e complementem o conteúdo do artigo, garantindo o SEO para imagem.
7. Contexto da imagem
O algoritmo do Google usa o conteúdo dos parágrafos próximos à imagem como contexto para compreender o texto.
Se o seu artigo trata de “dicas de viagens”, uma imagem de como preparar as malas na parte relevante do artigo será muito mais útil e terá mais força do que se for adicionada em um parágrafo sobre “destinos” ou “melhores empresas aéreas”.
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8. Melhores formatos
Para ser encontrado no Google Imagens, é importante usar o formato correto de imagem, já que nem todos são aceitos pelo mecanismo de busca.
Os formatos aceitos incluem JPEG, PNG, MBP, GIF, WebP, SVG e imagens on-line. É importante lembrar que formatos como TIFF ou Raw, comumente usados em fotografias profissionais, não aparecem no Google Imagens.
9. Dimensões (Altura X Largura)
Ao realizar uma pesquisa de imagem no Google Imagens, é possível observar que a maioria das figuras apresentadas possuem dimensões similares a 16:9 ou 4:3.
Nossa recomendação é que você siga o padrão da sua página de resultados ou até do seu segmento, mantendo as imagens com uma largura de, pelo menos, 1024 pixels.
10. Tamanho da imagem (KB)
O Google considera a velocidade de carregamento da página como um fator importante para a classificação nos resultados de pesquisa.
Portanto, ter imagens com um tamanho menor ajuda a melhorar a velocidade de carregamento e, consequentemente, pode ajudar na otimização do SEO para imagem.
O ideal é manter o tamanho da imagem abaixo de 100 KB para garantir uma boa velocidade.
11. Qualidade das imagens
Para garantir uma boa experiência ao usuário, é fundamental que a imagem esteja com o foco ajustado corretamente — a menos que o desfoque seja intencional, é claro.
Se a imagem for um gráfico ou fluxograma, é essencial escolher bem as cores e garantir que elas sejam legíveis. Além disso, verifique se os números e palavras são de fácil interpretação.
Bons fluxos e gráficos geralmente podem ser lidos e compreendidos com pouco ou nenhum texto de suporte.
12. Para todas as telas (mobile friendly)
De acordo com dados recentes, 80% do tráfego na internet é gerado por dispositivos móveis. Isso significa que a maioria das pessoas acessa a web através de seus smartphones e tablets.
Como resultado, é ainda mais crucial garantir que as imagens do seu site tenham o tamanho adequado para uma experiência móvel otimizada.
13. Sitemap de imagem
Um sitemap pode ajudar os buscadores a indexarem as imagens do site mais rapidamente, melhorando o seu ranqueamento no Google Imagens.
14. Mais tráfego para seu site a partir do Google Imagens
Uma boa otimização de SEO para imagens pode trazer mais tráfego qualificado para o site a partir do Google Imagens, melhorando o desempenho geral nos resultados de busca.
Ela é fundamental para garantir que essas imagens sejam encontradas com facilidade pelos usuários nos resultados de busca do Google, trazendo mais visibilidade e tráfego para o site.
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