Saiba como unir Inbound Marketing e SEO em 5 passos
Atualmente, o marketing digital é uma das principais estratégias de divulgação e venda de produtos e serviços. O Inbound Marketing e o SEO são duas ferramentas fundamentais para alcançar bons resultados nesse meio.
Embora sejam abordagens diferentes, eles se complementam e podem ser combinados em uma estratégia eficaz para atrair e converter mais clientes.
A otimização do SEO pode ajudar a melhorar a visibilidade do site nos mecanismos de busca, enquanto o Inbound Marketing pode atrair e envolver clientes em potencial com conteúdo de qualidade e relevante.
Agora, vamos entender melhor essas diferenças e aprender a como unir ambas as estratégias, e assim, ter resultados ainda melhores para o seu negócio.
Como Inbound Marketing e SEO se diferenciam?
O termo SEO (sigla de Search Engine Optimization: otimização para motores de busca) engloba uma série de estratégias, incluindo tecnologia, conteúdo e autoridade, que visam melhorar a classificação das páginas de um site nos resultados de pesquisa do Google e de outros buscadores.
O objetivo do SEO é obter mais tráfego orgânico e aumentar a visibilidade do site nos mecanismos de busca.
Já o Inbound Marketing é uma estratégia que segue uma metodologia composta por quatro etapas: Atração, Conversão, Fechamento e Encantamento.
A finalidade é atrair organicamente potenciais clientes, despertando seu interesse pela marca e iniciando um processo de construção de relacionamento para estabelecer confiança o suficiente para oferecer produtos ou serviços.
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Como integrar as estratégias de Inbound Marketing e SEO?
Sabendo que ambos se complementam, unir as estratégias pode ser uma ótima maneira de impulsionar seu negócio online. Mas como realizar isso da maneira correta?
Veja algumas dicas para fazer a união de SEO e Inbound Marketing e alcançar melhores resultados para sua estratégia de marketing digital.
1. Produza conteúdos relevantes
É importante criar conteúdos de qualidade que agreguem valor à persona e atendam às necessidades e dúvidas.
Afinal, não adianta atrair um grande volume de visitantes para o seu site se eles saírem rapidamente e não interagirem com o seu conteúdo.
O objetivo é criar um relacionamento de confiança com a audiência, por meio de conteúdo de valor que possa ser compartilhado em diferentes canais, como as redes sociais.
Embora algumas técnicas de SEO, como estudo de palavras-chave e otimização da página, sejam importantes, o foco principal deve ser sempre o conteúdo.
Com um bom conteúdo, ajustes técnicos podem ser feitos para otimizar a distribuição orgânica.
Ao criar conteúdo para o seu site, é importante ter em mente que o foco principal deve ser o leitor, não as máquinas de busca. A prioridade deve ser oferecer informações relevantes e úteis para os visitantes do seu site.
Somente após ter um conteúdo bem estruturado e voltado para as necessidades do público, é que você deve pensar em otimizá-lo para os motores de busca, a fim de melhorar seu posicionamento nos resultados de pesquisa.
Dessa forma, você estará criando conteúdo de qualidade, que atende às necessidades do seu público e ainda será bem-visto pelos mecanismos de busca.
Leia também Produção de conteúdo: 9 etapas para alcançar o sucesso.
2. Disponibilize materiais ricos
Uma prática bastante utilizada no Inbound Marketing e SEO é a oferta de materiais ricos para a audiência, que têm como principal objetivo gerar leads.
Esses materiais podem ser diversos, como e-books, infográficos, testes, planilhas, aulas e muito mais.
Para exemplificar, pense em um pet shop. No blog da empresa tem artigos sobre diversos animais de estimação.
Para captar o interesse do leitor e oferecer algo útil, pode-se criar um e-book sobre a temática e disponibilizá-lo gratuitamente em troca do preenchimento de um formulário com alguns dados como nome, e-mail e telefone.
3. Elabore títulos de qualidade
Ter bons títulos é fundamental para o sucesso das suas estratégias de Inbound Marketing e SEO.
Quando otimizados para os mecanismos de busca, eles podem melhorar significativamente os resultados.
Isso porque um bom título pode ajudar a posicionar melhor sua página no Google, além de atrair mais usuários interessados em seu conteúdo.
Uma dica é utilizar a palavra-chave em seu título, o que pode aumentar suas chances de aparecer nos primeiros resultados de busca.
Além disso, é importante pensar em uma H1 clara e atraente, que chame a atenção do usuário e resuma bem o conteúdo da página. Dessa forma, você pode conquistar mais cliques e engajamento, melhorando o desempenho do seu site.
No artigo Como aparecer no topo das pesquisas do Google em 11 passos explicamos de forma clara e objetiva toda estrutura de heding tags (H1). Clique e saiba mais.
4. Proporcione uma experiência satisfatória
Por mais que você tenha bons produtos, conteúdos de qualidade e comunicação clara, se a experiência do cliente não for boa, é pouco provável que se tenham resultados satisfatórios.
É importante encontrar maneiras de se diferenciar da concorrência e conquistar a confiança e engajamento dos clientes.
Um atendimento ágil, gestão eficiente e pós-venda atencioso são algumas das formas de criar uma experiência positiva para o cliente.
Vale lembrar que o Google penaliza sites que tentam burlar o algoritmo, como encher o conteúdo de palavras-chave sem contexto.
A velocidade de carregamento da página e a sua responsividade também influenciam na classificação.
Por isso, a experiência do usuário é um fator cada vez mais importante para o sucesso das estratégias de Inbound Marketing e SEO.
5. Otimize constantemente seu site
Para obter um bom posicionamento no Google, é fundamental utilizar técnicas de SEO atualizadas em seus conteúdos.
Artigos antigos podem não contar com essas técnicas e prejudicar o ranqueamento da sua empresa. Lembre-se de revisitar publicações periodicamente para otimizá-las.
Além disso, a otimização de conteúdos para os mecanismos de busca ainda permite que você inclua informações relevantes e atualizadas nos seus artigos.
Investir nessa estratégia pode trazer ótimos resultados, ajudando sua empresa a alcançar mais clientes e aumentar a lucratividade.
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