Conteúdo para SEO: dicas de como escrever um texto de sucesso para os buscadores
Nos dias de hoje, estar presente na internet é fundamental para qualquer negócio que deseja ser bem-sucedido. E, para isso, é preciso utilizar diversas estratégias de marketing digital, entre elas, a otimização para motores de busca, ou SEO.
O tráfego orgânico é o maior atrativo quando pensamos em fluxo e retorno, junto de um grande desafio, a criação de assuntos que sejam relevantes para o público. Uma das alternativas para compensar essa dificuldade é considerar as exigências dos algoritmos.
A otimização para os resultados de pesquisa traz uma série de benefícios importantes, como o crescimento de tráfego e audiência para o seu site. Além disso, é uma estratégia mais duradoura e, em alguns casos, mais eficaz do que a publicidade paga.
Dicas para um conteúdo para SEO de sucesso
Escrever um conteúdo para SEO requer o conhecimento de técnicas específicas, que ajudam a aumentar a visibilidade nos resultados de pesquisa.
Por isso, neste artigo, vamos compartilhar com você algumas dicas valiosas para ajudá-lo a produzir uma página de sucesso, melhorando o posicionamento nos resultados de pesquisa, e que contribua com o seu negócio.
Otimização de tags
As tags são elementos importantes para o ranqueamento, pois ajudam o motor de busca a entender sobre o que se trata o conteúdo da página.
A escolha da melhor tag possível fará toda diferença, tal como incluir palavras-chave relevantes no título, descrições e tags de cabeçalho. Por exemplo, title tags (títulos) que são perguntas têm uma CTR 14,1% maior, em relação às páginas que não têm.
A meta description, descrição do assunto que aparece na SERP, e as heading tags são as que merecem mais atenção quando falamos de conteúdo para SEO.
Embora não seja um fator de ranqueamento, escrever uma boa meta description e usar a palavra-chave ideal pode aumentar a taxa de clique no resultado da busca, pois quando a palavra-chave aparece na descrição, ela fica em negrito e chama mais a atenção do usuário.
Além disso, a meta description e a title tag podem influenciar no Bounce Rate, que é o número de usuários que abandonam a página sem interagir, um fator de ranqueamento comprovado.
Já as heading tags, incluem os títulos e subtítulos da página, são importantes para a organização hierárquica do conteúdo. A tag “h1” deve conter a palavra-chave foco do artigo, e as outras tags podem conter a keyword quando relevante. Também vale ressaltar que separar o texto em subtítulos o torna mais escaneável e de fácil leitura.
Densidade do uso de palavra-chave
Outro aspecto importante quando se produz conteúdo para SEO é a densidade do uso de palavras-chave.
Embora não haja uma fórmula mágica para determinar a densidade ideal, é importante que você inclua as palavras-chave relevantes em seus textos de forma natural, sem exagerar.
A repetição excessiva de palavras-chave pode ser interpretada pelos buscadores como uma tentativa de manipular os resultados de pesquisa, o que pode prejudicar o desempenho do seu site.
Linkagem interna
Inserir links para outras páginas do seu próprio site em seu conteúdo ajuda os buscadores a entenderem a estrutura do seu site e também, a identificarem quais são as páginas mais importantes.
A linkagem interna ainda gera uma maior permanência dos usuários em seu site, já que os leva a explorar mais conteúdos.
Além disso, os links são de extrema importância aos leitores por entregarem a eles outros conteúdos complementares, como por exemplo o artigo no qual orientamos como usar palavras-chave em SEO de maneira eficaz.
Uma boa prática é usar links contextuais, selecionando frases que tenham relação com a página de destino, e evitar links internos genéricos como “clique aqui”.
Linkagem externa
Ainda mais importante que os links internos, são os externos. Eles auxiliam a melhorar a posição de uma página no ranking dos buscadores. Quando outros sites criam links para o seu, você aumenta a autoridade do seu domínio e o algoritmo passa a posicioná-lo melhor.
Compartilhar links de outros sites, especialmente daqueles que têm autoridade no assunto, complementando o tema abordado, gera um bom sinal dentro do sistema de ranking.
Os links externos ajudam a passar mais credibilidade ao site e aos robôs de busca. Dessa maneira, o Google, por exemplo, entende que aquele site que está recebendo o link externo tem mais credibilidade e confiança para tal assunto, e assim o ranqueamento pode ter mais chances de aumentar.
Uso de imagens
O uso de imagens em seu conteúdo pode ajudar a torná-lo mais atraente e fácil de ler. No entanto, para que as imagens sejam efetivas em termos de conteúdo para SEO, elas devem incluir tags alt. Serão elas que indicarão aos mecanismos de busca do que se trata as imagens na página.
A melhor maneira de fazer isso é:
- usar imagem autoral, sempre que possível,
- subir a imagem no site já nomeada com a palavra-chave (por exemplo: “conteudo-para-seo.jpg”)
- descrever a imagem com detalhes relevantes para a página, mas de maneira resumida, em vez de apenas repetir palavras-chave (por exemplo, na imagem deste artigo: “escrevendo conteúdo para SEO”).
Vale lembrar que as imagens devem ser compactas para não afetarem o tempo de carregamento da página.
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Tamanho de texto
Embora não haja uma regra fixa em relação ao tamanho ideal de um texto, é importante que ele tenha um comprimento razoável, onde permita ser abordado o assunto de forma completa e aprofundada.
Quando eles são muito curtos, acabam por não oferecer informações suficientes para os interessados, já os textos longos demais se tornam cansativos, dificultando a leitura.
Uma boa estratégia é ter equilíbrio entre o tamanho do texto e a qualidade do assunto, dividir o texto em seções, utilizando títulos e subtítulos para facilitar a leitura e a compreensão, se atentando para que seja bem escrito e organizado, com frases claras e concisas.
Chamadas para ação
Por fim, não se esqueça de incluir chamadas para ação, ou CTAs. São elas que incentivam os usuários a realizar uma ação, como fazer uma compra, assinar uma newsletter ou entrar em contato com sua empresa.
Além de ajudar a aumentar as conversões, as CTAs também podem ser importantes em termos de SEO, já que podem levar os usuários a passar mais tempo em seu site e a interagir com ele de forma mais significativa.
Conteúdos autorais e site otimizado
É essencial destacar que para escrever um texto de sucesso para os buscadores, o conteúdo deve ser autoral e nunca copiado de outros sites.
Vale até utilizar a inteligência artificial, como o ChatGPT para agregar mais informações a ele, mas não copiá-lo.
Da mesma forma, é importante que o site esteja otimizado, pois todas as ações de SEO podem ir por água abaixo se o site for lento, sem qualidade de navegação, não for seguro (SSL) e etc.
Produzir um conteúdo para SEO de qualidade e bem otimizado pode ser um desafio, mas com as dicas apresentadas neste artigo, você poderá criar textos de sucesso.
Lembre-se sempre de tratar de temas relevantes e com qualidade, que atenda às necessidades dos usuários.
Além disso, mantenha-se atualizado sobre as mudanças nos algoritmos dos buscadores e adapte sua estratégia de SEO, de acordo com essas mudanças.
Com um conteúdo bem estruturado e otimizado, você poderá aumentar o tráfego orgânico do seu site, gerar mais leads e conversões, e impulsionar o sucesso do seu negócio.
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