Como usar palavras-chave em SEO de maneira eficaz
Você sabe como usar palavras-chave em SEO de maneira eficaz?
Quando se trata de aumentar a visibilidade de um site nos resultados de busca, a escolha das palavras-chave certas é fundamental.
Mesmo para sites já estabelecidos, é impossível competir por todas as palavras-chave relacionadas ao negócio sem um plano de ação estratégico.
Essa tarefa pode ser ainda mais desafiadora para sites novos, mas é crucial definir quais termos de busca são relevantes para o seu negócio e trabalhar em torno deles para alcançar uma posição de destaque nos resultados de pesquisa.
Isso exige um esforço contínuo e a implementação de diversas estratégias, entretanto, os resultados podem ser significativos para o sucesso de um site.
Como usar palavras-chave: a importância da pesquisa no Marketing Digital
Atualmente, é comum que muitas pessoas busquem informações ou procurem por soluções na internet, por meio do maior motor de busca do mundo, o Google.
Ao inserir palavras-chave em uma caixa de pesquisa, o Google utiliza algoritmos para identificar os melhores resultados para atender às necessidades do usuário.
Ou seja, se você tem um site, blog ou loja virtual, é importante estar atento à pesquisa de palavras-chave para ser encontrado pelo seus potenciais clientes.
Por isso, é crucial identificar quais as pesquisas mais populares realizadas pelos usuários do seu nicho de mercado e, a partir disso, criar conteúdos relevantes e valiosos para sua audiência.
Com isso, é possível melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de pesquisa do Google.
Felizmente, existe um processo que pode ser seguido para realizar uma pesquisa de palavras-chave, que ajudará a produzir os melhores conteúdos para sua audiência e a se destacar na primeira página do Google.
Leia também Diferença entre palavra-chave e termo de pesquisa.
Fatores que influenciam as palavras-chave
Há várias maneiras de como usar palavras-chave e diferentes ferramentas disponíveis. Tudo irá depender da complexidade da pesquisa, mas é importante considerar algumas variáveis.
Posição atual
Quando um usuário insere uma palavra-chave, em segundos um mecanismo de pesquisa fornece páginas de resultados com dezenas de sites relevantes.
Os algoritmos de classificação definem a ordem em que os sites são colocados – sua posição na busca por palavras-chave específicas.
Quanto mais alta for a posição da palavra-chave que um site obtiver, melhor será sua classificação para essa palavra-chave.
Com base nesse diagnóstico, é possível identificar quais páginas podem ser aprimoradas para melhorar a posição ou se existe alguma página para a qual você ainda não possui classificação e, portanto, deve criar conteúdo novo e/ou otimizar conteúdos existentes.
Volume
A variável de volume mede quantas vezes as pessoas buscam por uma palavra-chave no Google, e é um aspecto fundamental a ser considerado em uma pesquisa de palavras-chave.
É essencial que existam muitas pessoas realizando buscas pelas palavras-chave com as quais você deseja competir.
Oportunidade
A variável de oportunidade é muitas vezes negligenciada, quando se pensa em como usar palavras-chaves, mas é ela que indica quando o resultado da pesquisa no Google inclui vários elementos, como resultados de vídeo, imagens, empresas locais, mapas e anúncios.
A taxa de clique nos resultados orgânicos é reduzida, pois os usuários são atraídos por esses elementos extras. Quanto mais elementos extras no resultado, menor será a oportunidade para uma determinada palavra-chave.
Dificuldade
A dificuldade da palavra-chave é baseada na concorrência de sites que já possuem autoridade elevada e já estão bem posicionados no Google.
Isso torna mais difícil ranquear o site para essas palavras-chave competitivas. É importante diferenciar a dificuldade orgânica da competição no Google Ads.
Intenção de compra
É a variável que indica se a palavra-chave relacionada ao seu mercado tem alta demanda e intenção de compra.
Por exemplo, um termo relacionado ao produto ou serviço, como “manutenção de ar-condicionado” pode ter mais resultado do que a solução que você oferece, como “trocar o filtro”.
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Passo a passo para realizar a pesquisa de palavras-chave
Segue um modelo com alguns passos de como usar palavras-chave, de modo prático e rápido, levando em conta as variáveis citadas.
1. Encontre as palavras-chave mais relevantes
Comece identificando as palavras-chave head tails, que são os termos mais genéricos relacionados ao seu negócio.
Essas palavras geralmente são as primeiras que as pessoas buscam no Google ao tentar resolver um problema. Elas fazem parte do topo do funil de vendas.
A partir delas, complemente com termos de busca para atender às necessidades específicas dos usuários. Foque em palavras-chave de fundo de funil, relacionadas diretamente ao produto ou serviço, ou seja, variações do termo principal, a fim de garantir mais eficiência no momento de uma busca.
Entretanto, não se esqueça de levar em consideração todos os problemas que ocorrem na jornada de compra.
2. Elimine as expressões que não fazem sentido
Para obter uma lista relevante de palavras-chave, é preciso remover os termos duplicados e aqueles que não fazem sentido para o seu negócio.
3. Faça um levantamento das long tails
Em seguida, é necessário encontrar as palavras long tail, que são mais específicas e possuem menor volume de busca e concorrência, mas que irão atingir o seu potencial cliente.
4. Verifique o volume de busca
Para cada palavra-chave, é importante descobrir o volume de busca orgânica e a competitividade.
5. Analise o ranqueamento do site
Verifique qual o posicionamento do site do seu negócio no Google para cada palavra-chave.
Isso é fundamental para decidir quais ações serão necessárias para cada keyword, como produzir conteúdo, aperfeiçoar uma página existente ou fazer link building.
6. Utilize o auxílio de ferramentas
Existem diversas ferramentas que podem colaborar tanto na escolha quanto na análise de desempenho de palavras-chave.
Dentre elas podemos citar o Google Analytics, Google Search Console, Google Trends, Semrush, Übersuggest, entre outras.
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