Qual foi a última vez que você teve uma experiência tão ruim com o atendimento ao cliente que jurou nunca mais voltar àquela empresa? Essa cena é muito comum quando você não se sente bem atendido.
Longas horas de espera ou transferência de um atendente para outro de SACs tradicionais podem gerar uma grande frustração. É decepcionante depois de passar todo histórico e detalhes da situação, uma nova atendente pergunta: “Como posso te ajudar?”… #ConteAté10 rsrs
Com a crescente popularidade e a expectativa dos clientes por um atendimento rápido e eficiente, o WhatsApp surge como uma alternativa para uma comunicação mais próxima, empática e eficaz com o cliente.
Um bom atendimento via WhatsApp aumenta a satisfação do cliente e a fidelidade à marca, além de gerar mais vendas. Neste artigo você irá conferir como implementar o atendimento via WhatsApp na sua empresa e potencializar sua marca.
Como iniciar um bom atendimento por WhatsApp?
Começar com um atendimento eficaz pelo WhatsApp exige mais do que apenas uma resposta rápida; é preciso construir um relacionamento próximo e personalizado.
Alguns pontos são importantes para atingir a excelência. Primeiro, opte pela configuração adequada do WhatsApp Business, que oferece diversas ferramentas para melhorar a experiência do cliente.
Segundo, a sua equipe deve estar bem treinada para utilizar essas funcionalidades de maneira estratégica, a fim de otimizar o tempo de resposta.
Aqui na Making, por exemplo, a gente tem um documento de respostas padrão para o time comercial e todos os WhatsApps Business são carregados com essas informações a fim de facilitar as respostas no dia a dia dos atendimentos.
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Quais são os benefícios para fazer o atendimento via o WhatsApp?
Fazer um atendimento via WhatsApp tem diversas vantagens para a sua empresa.
Imediatismo e agilidade
A ferramenta permite respostas instantâneas às dúvidas e solicitações dos clientes. Melhorando a satisfação do cliente com a agilidade e rapidez no atendimento.
Proximidade e personalização
A comunicação através do WhatsApp é mais personalizada, próxima e direta, facilitando a criação de um vínculo mais forte com o cliente.
Essa proximidade e personalização geram reconhecimento e confiança, mostrando eficiência e encantando o seu público.
Facilidade de uso
Com uma interface simples, tanto para empresas quanto para os clientes, a comunicação é facilitada. Além disso, o WhatsApp é amplamente utilizado no Brasil, o que possibilita uma base maior de contato.
Redução de custos
Em comparação com outros canais de atendimento, como call centers ou atendimento presencial, o WhatsApp reduz significativamente os custos operacionais.
Um guia para atingir a excelência com o atendimento via WhatsApp
Para ter um atendimento que encante os seus clientes você precisa ter uma equipe capacitada. Fazer o treinamento da sua equipe é fundamental para garantir que todos conheçam as funcionalidades do WhatsApp Business e saibam como utilizá-las para melhorar o atendimento.
Depois, disponibilize scripts de atendimento para padronizar e garantir a agilidade. Ou seja, desenvolva scripts que guiem as conversas, garantindo respostas rápidas e consistentes, sem perder o toque pessoal.
É importante também que todos mantenham uma linguagem adequada, respeitosa e alinhada com o perfil e o propósito da sua empresa. Na Making, esses valores são a base de tudo o que fazemos e, o atendimento é a porta de entrada.
Se for possível, utilize ferramentas de automação, como o RD Conversas da RD Station, que agiliza o atendimento, através do envio de mensagens automáticas e respostas rápidas, melhorando a eficiência do processo.
O que você deve fazer no atendimento via WhatsApp?
Para ter um bom atendimento é essencial seguir algumas boas práticas e condutas.
Em primeiro lugar, seja profissional, cordial e claro com os seus clientes e prospects. Mesmo em situações de desacordos, é importante manter o respeito e ter o objetivo de resolver o problema da melhor forma possível.
Revise cuidadosamente a ortografia e a gramática antes de enviar a mensagem. Quanto à linguagem, evite jargões e abreviações, a fim de evitar dupla interpretação. Seja claro e objetivo também e certifique-se que as mensagens sejam de fácil compreensão. Forneça as informações de forma concisa e simplificada.
Itens como bullet points para organizar as informações visualmente são bem vindos. Assim como recursos visuais, como imagens, vídeos, documentos e emojis.
É importante também responder rapidamente às mensagens. Faça um processo interno com algumas condutas e inclua o tempo razoável para retorno aos clientes. Lembre-se de que o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação instantânea e que seus clientes esperam uma resposta ágil. O ideal é que eles sejam respondidos em até 1 hora, após o contato inicial.
Ter uma ferramenta de automação, como o RD Conversas, garante que essa agilidade seja entregue e também, que os clientes tenham um retorno, mesmo fora do horário comercial.
As mensagens automáticas, por mais que sejam impessoais, gerenciam as expectativas dos clientes, o que é benéfico para o seu negócio.
Cuidados necessários na conduta de atendimento
A comunicação rápida e instantânea não pode deixar de lado o respeito e cuidado com quem você está se comunicando.
Situações de conflitos
Em situações de reclamações ou outros problemas, mantenha uma atitude profissional e empática. Entenda todos os pontos levantados pelo cliente e ofereça soluções imediatas e possíveis dentro do seu negócio.
Uma ferramenta de CRM pode ajudar a condensar todo o histórico de atendimento e documentar todas as interações. Em situações de conflitos é possível entender onde foi o problema e como oferecer a melhor solução.
Privacidade e LGPD
Outro ponto importante é respeitar a privacidade e as preferências dos clientes, a fim de manter a conformidade com a lei e também, construir um relacionamento de confiança com seus clientes.
A Lei de Proteção de Dados, LGPD obriga que toda empresa tenha o consentimento do usuário para coletar as informações pessoais e também se comunicar com ele.
Dessa forma, solicite o consentimento dos seus clientes antes de iniciar a comunicação com eles. Principalmente, se esta for por meio de grupos e listas de transmissão no WhatsApp.
Informe para que os dados deles serão utilizados e como eles podem se descadastrar, caso desejem, em qualquer momento. Seja claro e transparente.
Se você tiver uma equipe que realizará esse atendimento, faça treinamento específico sobre a temática. Implemente condutas de segurança e privacidade.
Como melhorar o atendimento?
Para otimizar e melhorar continuamente o atendimento é essencial monitorar o retorno dos clientes e também fidelizá-los.
Uma pesquisa de satisfação que pergunte sobre como foi a experiência deles e sugestões de melhorias, pode ser uma boa estratégia. Ferramentas, como o RD Conversas, permitem fazer isso automaticamente, o que facilita a coleta de informações.
Potencialize seu atendimento com ferramentas de integração para o WhatsApp
As ferramentas de integração com o WhatsApp trazem muitos benefícios.
O CRM, por exemplo, possibilita uma gestão de informação, com a centralização de dados dos clientes e histórico de interações. Isso facilita os processos de conflitos e também ajuda a oferecer um serviço mais personalizado.
Uma ferramenta de automação, por exemplo, melhora a experiência do cliente, por meio da redução do tempo de espera, com respostas rápidas, personalizadas e eficientes.
Outra vantagem é o aumento da produtividade da equipe, ao ser possível otimizar o tempo dos atendentes e automatizar tarefas repetitivas.
Outro ponto positivo é o aumento das vendas através da otimização de processos, geração de leads mais qualificados e atendimento pós-venda.
Principais funcionalidades das ferramentas
Entenda as funcionalidades das ferramentas, como CRM e de automação:
- Envio e recebimento de mensagens: Permite que os atendentes interajam com os clientes diretamente pelo WhatsApp.
- Gerenciamento de conversas: Organiza as conversas, atribui-as a diferentes atendentes e permite acompanhar o histórico de cada cliente.
- Automação de tarefas: Permite criar fluxos de trabalho automatizados, como respostas rápidas, envio de lembretes e qualificação de leads.
- Integração com outros sistemas: Permite conectar o WhatsApp a outras ferramentas da empresa, como CRM, ERP e e-commerce.
- Análise de dados: Gera relatórios sobre o desempenho do atendimento, como tempo médio de resposta, taxa de resolução de problemas e satisfação do cliente.
Quer levar o seu atendimento para outro nível?
Utilizar o WhatsApp como um canal de atendimento da sua empresa pode transformar como você se relaciona com os seus clientes, trazendo uma experiência muito mais ágil, próxima e satisfatória, gerando em mais vendas e fidelização.