Sem resposta no WhatsApp? Descubra novas estratégias para aumentar o engajamento com seus clientes
Você já enviou uma mensagem no WhatsApp e simplesmente não obteve uma resposta? A sensação de não ser ouvido pode ser frustrante, mas é uma realidade muito comum para muitos negócios e clientes. A gente, aqui na Making, começou a usar o WhatsApp em 2018 para atendimento aos clientes e mesmo fazendo isso há algum tempo, isso acontece às vezes.
Para auxiliar a aumentar o engajamento pelas mensagens instantâneas, vamos explorar neste artigo, algumas estratégias para você ter uma comunicação mais ativa com os seus clientes no WhatsApp.
São pequenas mudanças que podem transformar a forma que você se relaciona com o seu público e que irão auxiliar a aumentar as conversões.
Por que escolher o WhatsApp para se relacionar com os seus clientes?
O WhatsApp se tornou um dos principais canais de comunicação do Brasil com grande potencial de relacionamento e engajamento de clientes de forma direta e personalizada.
A ferramenta é muito utilizada para negócios e assuntos pessoais, fazendo com que as pessoas a verifiquem várias vezes ao longo do dia, o que garante uma boa taxa de abertura de mensagens.
Outro ponto bem interessante do WhatsApp é a possibilidade de segmentar seu público e ter uma conversa mais direcionada e focada nas reais necessidades dele. O relacionamento mais próximo gera uma construção de conexão mais sólida, principalmente se considerarmos o desejo de “imediatismo” nas respostas que o público busca. Atualmente todos parecem querer respostas mais rápidas e o WhatsApp pode ajudar muito nisso.
E com certeza, o ponto mais importante é que quando você tem um atendimento ao cliente eficiente, com resolução de problemas de forma ágil, gera uma experiência mais positiva e fidelização dos clientes.
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Segmente os seus clientes para aumentar o engajamento no WhatsApp
Para aumentar o engajamento nas suas interações com os clientes, uma estratégia eficaz é segmentar por grupos com características e interesses semelhantes, a fim de oferecer mensagens mais personalizadas e relevantes e, também, como falado anteriormente, demonstrar interesse pelas necessidades dos seus clientes.
Como segmentar sua base de contatos?
Existem vários pontos que você pode considerar na hora de segmentar seus leads, entre eles:
- Demográfico: idade, gênero, localização geográfica, renda.
- Comportamentais: histórico de compras, frequência de compra, produtos preferidos.
- Interesses: hobbies, preferências de marca, assuntos de interesse.
- Fase do funil de vendas: Leads, clientes em potencial, clientes ativos, defensores da marca.
O ponto inicial é começar com poucos segmentos e ir aumentando e refinando gradualmente, conforme a coleta de dados. Com uma base de dados bem formada, você pode misturar diversos critérios e obter um público bem personalizado.
A segmentação é um processo contínuo, sendo importante atualizar regularmente os seus públicos. E para testar, experimente enviar diferentes mensagens em formatos diversos para cada segmento e veja qual gera mais engajamento e retorno positivo.
Como integrar o WhatsApp na jornada do cliente e ter melhores resultados?
O WhatsApp é um canal de comunicação muito indicado para construir relacionamentos mais próximos com clientes. Ao integrá-lo à jornada de compra do cliente, é possível oferecer uma experiência mais personalizada e aumentar o engajamento.
As jornadas do cliente representam o caminho percorrido por um consumidor desde o primeiro contato com uma marca até a compra e o pós-venda. Ao entender essas jornadas, você pode identificar os pontos de contato e as oportunidades de interação com o cliente.
Saiba como utilizar o WhatsApp em cada etapa da jornada
Utilizando estrategicamente abordagens com conteúdos relevantes em cada estágio da jornada, é possível oferecer uma experiência positiva e fidelizar o cliente.
Na fase de atração envie mensagens personalizadas de bem-vindo, oferecendo um cupom ou acesso exclusivo ao conteúdo. Outra estratégia que pode auxiliar nesse primeiro contato, é utilizar chatbots para responder dúvidas frequentes e oferecer um atendimento ágil, mas lembre-se de deixar as mensagens bem “humanizadas”.
Já na fase de consideração, você pode enviar conteúdos como vídeos de demonstração de produtos ou depoimentos de clientes. As provas sociais e demonstrações são importantes para gerar credibilidade e confiança.
Na fase de decisão, é o momento de enviar ofertas exclusivas para incentivar a compra. Aqui, mais do que nunca, é hora de oferecer um atendimento ágil e personalizado, respondendo dúvidas dos clientes sobre o serviço ou produto, auxiliando-os na tomada de decisão.
E, para fidelizar seus clientes, na fase de pós-venda, faça um acompanhamento. Além de enviar mensagem e agradecimento, envie uma pesquisa de satisfação do cliente. É importante, também, ter um canal aberto para suporte técnico. Por último, crie programas de fidelidade exclusivos para aumentar o engajamento dos seus clientes.
Como otimizar as estratégias de engajamento de clientes?
Para otimizar suas estratégias de engajamento de clientes utilizando o WhatsApp, é preciso considerar diversos fatores que vão além da simples troca de mensagens. A personalização, a relevância e a consistência são pilares fundamentais para construir relacionamentos duradouros e fortalecer a sua marca.
Conheça bem seus clientes
Entenda bem o perfil dos seus clientes. Estude as necessidades, gostos, hábitos e dores a fim de criar um conteúdo realmente relevante para eles.
Estude, também, o histórico de interações. Analise o histórico de conversas para identificar possíveis padrões e oportunidades de melhoria. Ter um CRM, como o CRM da RD Station, facilita muito esse entendimento.
Personalize suas mensagens
Faça as suas mensagens bem direcionadas, com base nas segmentações criadas, a partir dos dados dos clientes.
Sempre utilize o primeiro nome para criar um relacionamento mais próximo. É possível fazer isso, de forma automatizada, através do RD Conversas, uma ferramenta de automação para o WhatsApp.
Envie mensagem no timing certo
Entendendo a jornada do cliente, é possível mandar mensagens estratégicas em cada momento do processo de compra. Auxiliando o cliente a percorrer o trajeto de uma forma muito mais fácil e direcionada.
Seja consistente
Mantenha uma comunicação constante com seus clientes, seguindo o bom senso e boas práticas. Não seja intrusivo.
Às vezes, pode parecer difícil manter a constância, para isso, crie um calendário editorial e planeje suas campanhas com antecedência para garantir a consistência.
Ao otimizar as estratégias de engajamento e segmentação, você cria conexões mais fortes e aumenta as chances de fidelização e conversão, garantindo o sucesso no uso do WhatsApp.
Se você deseja levar seu atendimento a um novo nível, nossa agência está pronta para ajudar. Oferecemos serviços de implantação de ferramentas de automação e estratégias personalizadas que garantirão um aumento significativo na interação com seus clientes, transformando o WhatsApp em um poderoso canal de vendas. Vamos conversar?