Atualização de site: por que e quando fazer?

Atualização de site: por que e quando fazer?

Atualizar um site não é apenas uma questão estética, mas uma necessidade estratégica para garantir resultados melhores para o seu negócio.

Neste artigo, vamos explorar os principais motivos para reformular ou atualizar seu site, o impacto dessa atualização na experiência do usuário e no SEO e como identificar se é hora de uma reformulação total ou apenas ajustes pontuais.

Fora casos comuns, onde é necessário atualizar o conteúdo do site com novas informações, produtos, serviços, fotos ou dados de contatos, a atualização de site nem sempre é apenas uma questão estética: pode ser uma necessidade estratégica para garantir melhor desempenho, segurança e conversões.

A verdade é que, com o site sendo frequentemente o ponto central para clientes encontrarem sua empresa na internet e, sendo a fachada da sua empresa, ter um site desatualizado ou obsoleto pode ser a diferença entre fechar ou não um negócio.

Um site desatualizado pode ser difícil de navegar, confuso ou não permitir uma boa visualização em dispositivos móveis, o que pode afastar potenciais clientes. 

A diferença de taxa de retenção de visitantes e a redução da taxa de rejeição é notável, quando comparamos sites rápidos e modernos com sites que precisam de atualização.

Além disso, sites desatualizados frequentemente podem conter vulnerabilidades facilmente exploradas por malware e hackers – mesmo tendo uma hospedagem com alta segurança e performance.

No fim das contas, na maioria das vezes um site desatualizado significa deixar dinheiro na mesa e perder oportunidades de vendas.

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Atualização de site: como saber se é hora de uma reformulação total ou apenas ajustes?

A decisão entre reformular completamente o site ou fazer ajustes pontuais depende de alguns fatores.

Quando fazer pequenos ajustes?

  • O site ainda tem um design atualizado e responsivo.
  • O site é rápido, seguro e confiável
  • As informações estão corretas, mas que precisam de pequenos ajustes de texto ou podem ser mais bem organizadas.
  • O site possui uma boa performance no Google e outros buscadores

Em quais casos é recomendável fazer uma reformulação completa?

  • O design está ultrapassado e não segue as tendências atuais.
  • O site não é responsivo e apresenta dificuldades em dispositivos móveis.
  • O tempo de carregamento é alto e compromete a navegação.
  • A estrutura do site dificulta a localização de informações.
  • Há falhas na segurança que colocam dados em risco.
  • O site não gera conversões e precisa de um reposicionamento digital.

Além disso, há casos em que refazer um site do zero é mais barato e eficiente do que tentar atualizá-lo.

Isso acontece principalmente quando a estrutura técnica do site está muito desatualizada ou quando os custos de manutenção e otimização superam os de uma nova implementação, um caso que pode ser frequente dependendo da tecnologia escolhida para o desenvolvimento do projeto.

Quando atualizar e quando refazer o site

Veja a tabela abaixo para um resumo de quando atualizar, e quando refazer o site:

SituaçãoMelhor opção
Pequenos ajustes de design ou conteúdoAtualização
Melhorias na velocidade ou SEOAtualização (se a base for sólida)
Site desatualizado e inseguroRefazer
Código desorganizado e cheio de “remendos”Refazer
Design não responsivo e experiência ruimRefazer
Site muito lento, mesmo com otimizaçõesRefazer
Precisa de novas funcionalidades complexasRefazer

Se o site tem uma base sólida, apenas atualizações e otimizações podem ser suficientes. Mas se os problemas são estruturais, refazer o site pode ser mais barato, eficiente e preparar melhor o negócio para o futuro.

Manter um site atualizado não é apenas uma questão de estética, mas uma estratégia essencial para melhorar a experiência do usuário, garantir segurança e otimizar o SEO.

Avaliar regularmente a performance do site ajuda a identificar se pequenas melhorias são suficientes ou se uma reformulação completa é necessária.

Se seu site já tem mais de três anos sem atualizações significativas, pode ser a hora de repensar sua estrutura e implementá-lo de acordo com as novas tendências e exigências do mercado digital.

Sobre o autor:

André Ferreira é MBA em Marketing Digital pela USP, Tecnólogo em Segurança da Informação e atua diretamente com desenvolvimento de sites há mais de 15 anos.
https://www.linkedin.com/in/anlferreira/

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