O que é e para que serve o SEO?

Construir uma estratégia de SEO – termo muito utilizado na área de marketing digital – é indispensável para os negócios online se destacarem. Por isso, quem está entrando nesse universo precisa compreender o que é, para que serve e como aplicar a técnica.

Reunimos neste artigo algumas informações para que você entenda e tenha insights de como começar a aplicar uma ótima estratégia de SEO à sua realidade. Confira!

 

O que é SEO na prática

Em tradução livre, o termo Search Engine Optimization (SEO) significa Otimização para Motores de Busca, ou seja, um conjunto de técnicas que são aplicadas com o objetivo de melhorar o posicionamento orgânico de um site nas páginas de busca, conquistando mais visitantes e consequentemente mais conversões.

Quando acessamos o buscador, digitamos o que queremos pesquisar e clicamos “Enter”. Então, uma lista de resultados aparece em nossa tela. É justamente a aplicação das estratégias de SEO que irão colaborar para a indexação e posicionamento dos links dos conteúdos no buscador.

Esse ranqueamento ocorre de forma automática, analisando as páginas que fizeram o melhor uso das estratégias para que apareçam entre os primeiros resultados da pesquisa.

Em resumo, os sites que utilizam a técnica corretamente e investem no trabalho de otimização são aqueles primeiros links que aparecem como resultado de busca e, geralmente, recebem cliques de usuários.

Ou seja, quem investe em SEO está, na realidade, trabalhando para ter aumento de visibilidade orgânica nos buscadores. 

 

Para que serve o SEO

Aplicar as técnicas e estratégias de SEO em um site, é trabalhar em ações que o levem a um melhor posicionamento na página de resultados do Google. E quanto mais alto for o  posicionamento do site no ranking de resultados, maior a chance do usuário clicar no link e acessar o site.

Desta maneira, sua popularidade começa aumentar de forma orgânica, ou seja, sem investir em anúncios e como consequência, o site terá aumento de visitas qualificadas, refletindo em mais conversões para o negócio.

 

As vantagens em usar técnicas e estratégias de SEO

  • Melhora do posicionamento de seus links no buscador;
  • Aumento no número de cliques em seus links;
  • Aumento no número de visitantes qualificados sem pagar por anúncios e, consequentemente, mais conversões para o negócio;
  • Por ser orgânico, o usuário tem a percepção de que o site transmite confiança/autoridade;
  • Normalmente oferece taxas de conversão mais altas;
  • Auxilia no reconhecimento e credibilidade da marca;
  • Melhora no índice de qualidade de seus anúncios pagos;
  • Diversos outros benefícios.

 

Diferença entre SEO on-page e SEO off-page

Essas técnicas podem ser aplicadas dentro e fora do site:

 

SEO on-page

São as adequações feitas dentro do domínio, para que o Google entenda com exatidão do que trata o site. Abrange sua parte técnica, incluindo plataforma de hospedagem, otimização para dispositivos móveis, além de detalhes baseados em volume de buscas, como palavras-chave, URLs e títulos das páginas. 

 

SEO off-page

São adequações relacionadas a ações fora do domínio, como o link building (construção de uma rede de links apontando para o seu domínio), já que o Google considera o relacionamento entre os sites, expresso por meio de links.

 

Artigos Relacionados

 

Otimize o SEO de seu site

Confira algumas otimizações que podem ajudar seu site a aparecer entre os primeiros resultados da pesquisa:

 

Estrutura do site

A maneira como as informações estão estruturadas no site pode influenciar na experiência do usuário. Por isso, é importante que todas as suas páginas estejam conectadas por meio de links. Assim, a navegação entre elas segue fluida.

 

Aprimoramento do conteúdo

Um conteúdo de qualidade, claro e informativo, com títulos adequados e imagens otimizadas com as palavras-chave certas informam os usuários e, ao mesmo tempo, orientam os robôs do mecanismo de busca. Leia também o artigo Como aparecer no topo das pesquisas do Google em 11 passos.

 

Link building

A construção de relacionamento com outros sites por meio de links faz com que o Google entenda que seu site é autoridade no assunto que apresenta.

Por exemplo, se um site de autoridade indicar um link de seu site, melhores resultados  e  mais peso ele terá quando o mecanismo de busca precisar decidir quem ocupará a melhor posição nos resultados das pesquisas. 

 

Resultados a curto ou longo prazo?

Não é do dia pra noite. SEO é um trabalho de médio/longo prazo. Os resultados não são imediatos e recomenda-se que, em paralelo às técnicas de SEO, sejam feitos anúncios no Google para obtenção de resultados imediatos.

Vale lembrar que existem ainda diversas outras ações digitais para o site gerar resultados e que é necessário fazer a divulgação, se envolver com seu público, promover seu negócio, atrair os clientes e fidelizar aqueles que já conhecem sua marca. 

 

A Making pode ajudar

Nós podemos auxiliar sua empresa a conquistar melhores resultados e ótimas oportunidades nos mecanismos de busca.

Trabalhamos com técnicas de SEO para que seu site seja encontrado pelo Google, criando estratégias consistentes com a finalidade de gerar resultados para sua empresa.

Para saber mais sobre como podemos ajudar, entre em contato conosco ou solicite um diagnóstico de SEO. Basta que seu empreendimento se enquadre nos requisitos necessários descritos na página.

Será uma satisfação para nós poder ajudar!

Postado por Gustavo Matarazo

Estrategista de Marketing digital focado em resultados. É formado em Comunicação e Pós-graduado em Marketing Digital e negócios interativos. É diretor na Making TI e Web desde 2001, onde acumula cases para empresas dos mercados BtoB e BtoC.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scroll to Top

© 2021 Making TI e Web. Todos os Direitos Reservados.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/makingnet/public_html/wp-includes/functions.php on line 3783

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/makingnet/public_html/wp-includes/functions.php on line 3783