Copa do Mundo: dicas de marketing para você aproveitar a data

A Copa do Mundo está chegando e muitos negócios já querem aproveitar o boom para também lucrar um pouco com ela.

Se você é uma dessas empresas e quer aproveitar e fazer marketing na Copa do Mundo como forma de destacar o seu negócio, não deixe de conferir esse conteúdo. 

 

Vale a pena investir em marketing durante a Copa do Mundo?

Esse é um questionamento válido, considerando que muitos imaginam que apenas setores específicos, como vestuário, acessórios esportivos, bebidas e alimentos podem acabar lucrando de verdade com a Copa do Mundo.

Mas a verdade é que qualquer empresa, independentemente do ramo em que atua, pode aproveitar o foco de atenção que é dispensado ao evento para também obter um avanço significativo em sua receita.

Assim, se esse for o seu foco, queremos confirmar que vale, sim, a pena investir em ações de marketing na Copa do Mundo, visando aproveitar um pouco dessa empolgação mundial para realizar mais negócios.

 

Como aproveitar a data para o seu negócio?

Vejamos, então, 4 dicas de marketing digital para que você possa aproveitar toda essa movimentação em torno da Copa do Mundo para obter mais chances de formalizar negócios com os seus consumidores.

 

1. Planeje promoções para os seus clientes

Talvez uma das melhores formas de aproveitar a Copa do Mundo para melhorar as vendas dos seus produtos e serviços é utilizando esse momento para realizar promoções específicas, relacionadas ao tema.

Podem ser opções de “compre um e leve um de brinde”, um desconto na aquisição de mais um item, descontos específicos em dias de certos jogos, entre outros. As alternativas são diversas!

O que não pode faltar, para que tudo dê supercerto e ajude a fazer dinheiro (e não perder), é um bom planejamento estratégico neste sentido, tendo, especificamente:

  • Boas divulgações, especialmente nos locais mais economicamente viáveis (como redes sociais, e-mail marketing, etc);
  • Promoções bem elaboradas, que não levem a problemas específicos e que não tragam prejuízos.
  • Atenção aos lançamentos, para não repassar nenhuma informação errada.

Com bastante atenção, é possível atrelar um pouco da euforia da Copa do Mundo para um aumento temporário dos negócios da sua empresa.

 

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2. Organize eventos temáticos

Que tal um café da manhã em dias antes de jogos do Brasil, ou então a distribuição de pipoca e refrigerante na sua loja enquanto os jogos acontecem?

Se você é um negócio virtual, por que não organizar uma live com um especialista em futebol, ou mesmo com a participação de um jogador ou técnico?
Embora tudo isso pareça um “investimento sem muito sentido”, pode valer a pena colocar as pessoas dentro da sua empresa ou em contato direto com ela.

Apenas observe para não marcar nada disso nos dias e horários de jogos importantes, a não ser aqueles em que você quer fornecer algo no seu espaço físico.

E claro, atrele suas promoções a esses eventos para garantir vendas ou mesmo uma boa visibilidade do seu negócio.

 

3. Acompanhe os resultados da Copa

Ação essencial para que você possa organizar bem as promoções e atividades do seu negócio relacionadas à Copa do Mundo!

A ideia aqui é garantir que as suas atividades sejam bem realizadas, seguindo os resultados e não saindo fora deles.

E claro, use isso a seu favor, como:

  • Brasil ganhou? Tanto de percentual de desconto nas compras no dia.
  • Brasil perdeu? Não fique triste! Na compra de determinados itens você leva um segundo com 30% de desconto.

Ou seja, use o momento para obter boas oportunidades de negócios!

 

4. Use a criatividade

Quando se fala em Marketing, criatividade é extremamente importante, já que é através dela que inovações são reveladas. 

Assim, invista em pensamentos e atitudes criativas para criar promoções atrativas e que tragam bons resultados para a sua empresa, usando especialmente as ferramentas digitais da atualidade, que são muito mais baratas!

 

Cuidados e recomendações para o período

Fazer marketing na Copa do Mundo exige algumas atenções importantes, já que o tema possui muitos direitos de imagem vinculados, e a falta de respeito a eles pode gerar novos problemas!

Então além de pesquisar e planejar muito bem as suas ações, de maneira a não perder dinheiro ou prejudicar a imagem do seu negócio no mercado, tenha ainda os seguintes cuidados básicos:

1. Não use símbolos registrados pela FIFA ou pelas equipes, pois podem gerar processos. Entre eles estão:

  • “Copa do Mundo FIFA Qatar 2022™”;
  • “Copa do Mundo FIFA™”; “FIFA”;
  • “Copa do Mundo” ou “Copa do Mundo 2022”;
  • “Copa Mundial” ou “Mundial”;
  • “Qatar 2022™” ou “Catar 2022™”;
  • “2022”;
  • emblema, slogan ou pôster oficial;
  • imagem ou nome do mascote oficial;
  • imagem do troféu oficial;
  • marcas e logos da FIFA; fonte oficial do evento.

2. Ao invés disso, aproveite-se de itens comuns, como os objetos da Copa do Mundo (chuteiras, bola de futebol, campo, etc), e claro, das cores.

3. Ajuste as suas atividades conforme o desempenho das anteriores. Isso ajuda o seu negócio a melhorar as ações e aproveitar ao máximo esse período.

Por isso, se você quer aproveitar a Copa do Mundo para aumentar um pouco a sua receita, não se esqueça de organizar tudo muito bem e se atentar para itens específicos que auxiliem para que suas ações de marketing sejam boas e confiáveis.

 

Posted by Making TI e Marketing Digital

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