Estratégias de marketing para o Natal: 9 dicas para aumentar as vendas com a data

Estamos a pouco mais de 30 dias para o Natal, e é chegado o momento do seu negócio aproveitar esse grande feriado mundial para melhorar seu faturamento antes de encerrar o ano.

E vender no Natal tem, sim, suas particularidades. Porém como essa é uma data muito importante na cultura atual, a maioria das empresas pode se preparar para alguns aumentos nas suas vendas.

Assim, veja abaixo 9 estratégias de marketing para o Natal que separamos para que as vendas atinjam ótimos resultados.

 

9 estratégias de marketing para faturar mais no Natal

Vejamos então 9 dicas e estratégias para que a sua empresa possa melhorar as vendas no Natal e fechar o ano com um faturamento positivo para o início do próximo ano.

 

1. Personalize o seu negócio

Para realizar boas vendas de Natal no seu site é essencial que o layout esteja de acordo com a data comemorativa. Banners e promoções temáticas são bem-vindos. 

Assim, busque preparar o seu site de vendas observando alguns itens essenciais, como:

  • Adicionar itens que façam parte das suas promoções de Natal, como descontos, combos, etc.
  • Produzir banners temáticos para refletir o clima festivo da data. 
  • Concentre as ofertas de campanha de Natal em uma página.

Seu site é o seu principal canal de vendas, ele não pode ser negligenciado, especialmente num momento como o Natal, no qual é esperado um aumento das vendas.

 

2. Crie landing pages e pop ups 

Para uma campanha de Natal captar contatos e gerar resultados, vale investir na criação de landing pages e pop ups específicos para a data.

Através deles será possível conhecer melhor o usuário e enviar ofertas personalizadas, conforme o interesse por determinados produtos ou serviços.

Os pop ups devem ser pensados de forma estratégica e colocados em páginas com alto volume de acesso e na home do site.

A fim de captar dados dos usuários é preciso oferecer algo em retorno como: cupom de desconto, frete grátis, materiais ricos, entre outras vantagens.

 

3. Ofertas e condições especiais de Natal

Uma das estratégias de vendas no Natal que você pode organizar para o seu negócio envolve pensar em ofertas promocionais válidas para esse período.

Podem ser diversos tipos, como:

  • Percentuais de descontos.
  • Estender prazos para trocas de compras feitas no período.
  • Brindes.
  • Parcerias com outras empresas.
  • Criar um concurso específico para o período, com premiações interessantes.

Enfim, opções não faltam para que o seu negócio aproveite essa onda de consumo e realize boas vendas.

Apenas não se esqueça de planejar suas ações, de maneira a não ter prejuízos ou problemas posteriores por uma promoção mal pensada.

Lembre-se: vender muito é sim importante; mas ter meios de lucrar e garantir a continuidade do seu negócio também são.

 

4.  Invista em marketing de conteúdo 

Essa estratégia de marketing de Natal é interessante porque ajuda o seu negócio a atender algumas necessidades básicas dos seus consumidores no período, especialmente por informações, dicas, orientações, etc.

Assim, use suas plataformas para gerar conteúdos que possam informar e atrair os consumidores para o seu negócio, como por exemplo:

  • Dicas referentes ao Natal, como: ensinar a fazer embrulhos diferenciados, dicas de decoração para a ceia, sugestões de novos modelos de árvores de Natal, etc.
  • Postagens e artigos que explicam melhor as promoções que a sua empresa estiver lançando para o período.

Além disso, deixe o seu site e também esses conteúdos com design tematizado para o Natal, aproveitando as cores, objetos-base, dentre outros. Isso ajuda na aproximação e identificação com o período.

Confira 5 motivos para começar a produzir conteúdo hoje mesmo.

 

Artigos Relacionados

 

5. Aposte no e-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia com grande potencial ao se comunicar com seus clientes, desde que sejam enviados conteúdos relevantes e úteis, para uma base segmentada. 

Por isso, é necessário um planejamento para o mês, a fim de garantir bons resultados.

O e-mail marketing é excelente para:

  • Encaminhar as ações promocionais do período, o que pode ser organizado de maneira construtiva, com e-mails sendo enviados em momentos específicos.
  • Enviar o marketing de conteúdo desenvolvido, já que isso ajuda a conectar empresas e consumidores.

Apenas lembre-se de organizar o material e de adicionar todos os itens essenciais, como os links de acesso e de descadastramento (direito dos consumidores), a marca da sua empresa e os designs temáticos, dentre outros.

 

6. Crie estratégias usando as redes sociais

Aproveitando todas as opções disponíveis para que as suas promoções de Natal possam chegar ao seu público-alvo e converter em boas vendas, como:

  • Anúncios, que podem valer a pena, especialmente para as ofertas promocionais.
  • Stories, mostrando as novidades, os descontos e tudo o que foi preparado.
  • Reels, que demonstram a satisfação dos clientes, como comprar, ações práticas das dicas que você passou (marketing de conteúdo), etc.
  • Postagens no feed com o marketing de conteúdo e também as ações promocionais organizadas.

Além disso, não esqueça de atualizar links que direcionam os consumidores para os itens que você estiver indicando.

 

7.  Invista em mídia paga

Após criar a página de ofertas, a landing page e os pop ups da campanha de Natal, é preciso promover para chegar ao conhecimento do usuário. 

Uma estratégia eficaz é fazer anúncios de remarketing. Ou seja, seria investir em mídia paga com o foco de alcançar pessoas que já visitaram o seu site.

Neste sentido, é mais fácil realizar uma venda para uma pessoa que já conhece a sua empresa e marca, principalmente para aqueles que vendem produtos online. 

A estratégia pode ser utilizada no Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.

Além disso, a sua empresa pode investir também em anúncios nas redes sociais e outras formas de campanha no Google. 

Leia também Como anunciar no Google Ads.

 

8. Utilize o Whatsapp para vender mais

A ferramenta é muito utilizada no Brasil para relacionamento entre empresas e clientes. Muitos negócios são fechados através do Whatsapp.

Algumas estratégias para utilizar a ferramenta:

  • Disponibilizar o link do Whatsapp no site e nas redes sociais para capturar leads.
  • Programar mensagens automáticas para manter o lead “quente” e manter o relacionamento no momento de contato.

O aplicativo merece uma atenção como canal de comunicação nas vendas de fim de ano. O Whatsapp é uma forma de contato direto com o cliente com a possibilidade de venda mais rápida.

 

9. Aposte em concurso cultural

O Natal é uma época muito propícia para a ação. Você pode aproveitar o clima de amor e conciliação para promover concursos como: o melhor vídeo, foto ou frase que reflita o espírito natalino, ganha um brinde.

Aposte no compartilhamento dos usuários, nas publicações mais curtidas e marcação do @ da marca.

Lembre-se que para realizar de forma legal, é preciso estar atento às regras brasileiras. O órgão que regulamenta essas ações é a Secretaria de Avaliação de Políticas Públicas, Planejamento, Energia e Loteria – SECAP, do Ministério da Fazenda.

 

As estratégias de marketing para o Natal da sua empresa já estão sendo planejadas? 

Realizar marketing de Natal é uma ótima opção para que a sua empresa possa obter boas chances de vender mais nesse período, uma das melhores datas de faturamento dos comércios.

Então que tal colocar nossas dicas em prática? Provavelmente você irá se surpreender com os resultados delas!

Precisa de ajuda para colocar qualquer uma dessas ações em prática? Fale com a Making agora!

E-book: Será que está na hora de contratar uma agência de marketing? -baixe agora!

Posted by Making TI e Marketing Digital

Atuamos no mercado de comunicação desde 2003, realizando trabalhos de planejamento, criação, otimização e manutenção em websites, consultoria SEO e ações de marketing digital com foco em Links Patrocinados, redes sociais e Web Analytics, sempre comprometidos em atingir os melhores resultados.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scroll to Top

Making Comércio e Serviço de Equipamentos e Tecnologia da Informação LTDA - CNPJ:  05.759.841/0001-09
© 2024. Todos os Direitos Reservados.