Em 2020, foi lançado o Google Analytics 4, uma nova versão do serviço que se tornou a opção padrão, e anunciado que a partir de julho de 2023, o Google Analytics Universal não funcionaria mais.

A notícia gerou muitas dúvidas, como: “O que acontece com meus dados atuais?  Quais são as diferenças entre o GA4 e o Universal Analytics? É necessário pagar pelo uso da ferramenta?”, entre outros.

Para ajudar a entender o Google Analytics 4, reunimos neste artigo as principais informações. Confira!

 

O que é o Google Analytics

Para entender melhor a transição, é importante saber, primeiro, sobre as funções do Google Analytics.

Em poucas palavras, o Google Analytics é um serviço oferecido desde 2005 pelo Google que permite rastrear, medir e analisar o tráfego do seu site.

Ele fornece uma visão abrangente sobre o público que visita seu site, como eles interagem com ele e como suas ações influenciam o desempenho do seu negócio.

Ao implementar o Google Analytics em seu site, você terá acesso a uma infinidade de informações valiosas que o ajudarão a entender melhor o seu público-alvo e a otimizar sua estratégia de marketing.

 

Funcionalidades do Google Analytics

As principais funcionalidades do Google Analytics incluem o rastreamento de visitantes, origens de tráfego, comportamento do usuário, metas e conversões, entre outras métricas importantes.

Com esses dados, você pode descobrir informações vitais, como de onde vêm seus visitantes, quais páginas são mais populares, quanto tempo eles passam em seu site e se estão convertendo em leads ou realizando transações.

Esses insights detalhados são fundamentais para tomar decisões informadas e direcionar seus esforços de marketing de forma mais eficaz.

 

Google Analytics 4: uma evolução do Google Analytics

À medida que o mundo digital avança, o Google Analytics também evolui. O Google Analytics 4 (GA4) é a mais recente iteração dessa ferramenta analítica poderosa e representa um salto significativo em relação ao seu antecessor, o Google Analytics Universal.

Nos próximos parágrafos, vamos explicar o Google Analytics 4 e entender por que essa atualização é tão relevante.

Vamos descobrir como o GA4 está preparado para se adaptar ao futuro do rastreamento de dados, fornecer insights valiosos e ajudar você a tomar decisões informadas para maximizar o potencial do seu site.

 

Afinal, como funciona o Google Analytics 4?

O código do Google Analytics, chamado GA Universal, funcionava com base em pageviews, ou seja, contabilizava o acesso sempre que a página do site era carregada. Assim, toda a coleta de dados dependia dessa abordagem.

O GA Universal era principalmente direcionado e desenvolvido para sites. Porém, no mercado atual, os aplicativos têm se tornado cada vez mais populares, e grandes marcas têm investido consideravelmente nessa área. 

Diante desse cenário, o Google precisou se adaptar, tornando sua ferramenta compatível com Apps, Web e App + Web. Surge então o GA4.

A coleta de dados do GA4 é baseada em eventos. Mas, o que são eventos? São as interações que o usuário realiza em um site ou aplicativo, como clicar em um menu, rolar a página ou realizar uma pesquisa.

Basicamente, todas as ações que os usuários executam em um site ou aplicativo são consideradas eventos no GA4. Essa é a base da ferramenta, em contraste com a ênfase anterior no pageview.

 

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5 benefícios do Google Analytics 4

O Google Analytics 4 (GA4) oferece diversas vantagens em relação à versão anterior, o Google Analytics Universal.

 

1. Mensuração baseada em eventos

Como dito anteriormente, uma das principais mudanças do Google Analytics 4 é a abordagem centrada em eventos, em vez de pageviews. 

Isso permite um rastreamento mais detalhado das interações dos usuários, resultando em análises mais precisas e na identificação de padrões de comportamento.

 

2. Multiplataforma

Além disso, o Google Analytics 4 foi desenvolvido para funcionar em diferentes plataformas, como aplicativos móveis, sites e combinações de ambos.

Isso oferece uma visão unificada do desempenho e do comportamento do usuário em diversos canais, atendendo às demandas de um mercado em constante evolução.

 

3. Aprendizado de máquina

A modelagem avançada de dados é outro benefício do GA4, utilizando técnicas de aprendizado de máquina para preencher lacunas em dados e fornecer estimativas mais precisas. 

Também oferece recursos de análise preditiva, permitindo a previsão do comportamento do usuário e embasando decisões estratégicas.

 

4. Acompanhamento da jornada do cliente

O Google Analytics 4 aprimorou a análise de funil de vendas, permitindo acompanhar os usuários em diferentes etapas do processo de conversão.

Isso ajuda a identificar gargalos, compreender a jornada de compra do usuário e otimizar as estratégias de marketing.

 

5. Privacidade

Além disso, o GA4 foi projetado com foco na privacidade e conformidade com regulamentações, como a LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados

A ferramenta oferece recursos avançados de controle de dados, como consentimento do usuário, exclusão automática de dados e a opção de desativação do rastreamento de eventos.

Essas são apenas algumas das vantagens do Google Analytics 4, que proporciona uma análise mais abrangente, adaptada às demandas atuais e conforme as regulamentações de privacidade.

 

Métricas exclusivas do Google Analytics 4 

O Google Analytics 4 (GA4) oferece algumas métricas exclusivas em comparação à versão anterior do Google Analytics. Seguem abaixo as principais:

 

Sessões engajadas

Uma sessão engajada é aquela que dura mais de 10 segundos, possui um evento de conversão ou tem pelo menos 2 pageviews, ou screenviews. 

Vale observar que só é contabilizado quando os usuários estão de fato navegando no site ou com app aberto em primeiro plano.

 

Sessões engajadas por usuário

 A média de sessões por usuário engajado é calculada considerando o número de vezes que um mesmo ID de usuário retorna. 

Ao calcular a média da contagem total de usuários, obtém-se um valor médio superior a 1, com o número real dependendo da quantidade de usuários novos, recorrentes ou de cookies excluídos que o conteúdo possui.

 

Tempo médio de engajamento

A métrica é calculada considerando a duração total das sessões de engajamento de cada usuário e dividindo pelo número total de sessões. 

O tempo de engajamento inclui todas as interações do usuário, como cliques, rolagem, reprodução de vídeos, preenchimento de formulários e outras ações relevantes.

 

Taxa de engajamento

A métrica “Porcentagem de Sessões que Interagiram” no GA4 (Google Analytics 4) representa a proporção de sessões nas quais os usuários interagiram com o site ou aplicativo. 

O cálculo dessa métrica é feito dividindo o número de sessões com interação pelo total de sessões registradas. 

 

E agora, o que acontece com a minha conta atual do GA Universal? 

A partir de 01 de julho de 2023, as contas do GA Universal não registrarão dados, ou seja, os dados não serão mais atualizados na plataforma. 

Se você verificar os acessos em tempo real no Universal, notará que a contagem de acessos será zerada, mesmo quando você estiver navegando em seu próprio site. 

Portanto, é importante que você crie sua conta no Google Analytics 4 o mais rápido possível.

Quanto aos dados históricos, o destino deles ainda não foi divulgado pelo Google. Não está claro se esses dados serão excluídos ou se a ferramenta será descontinuada. 

No entanto, é provável que você ainda possa acessar esses dados, apesar da interrupção na coleta de informações.

E se você estava considerando migrar os dados do GA Universal para o GA4, até o momento essa opção não é possível e provavelmente não será no futuro. Isso ocorre, pois há diferenças significativas entre as duas versões em termos de coleta de dados, métricas, interface do usuário e outros aspectos.

 

Precisa de auxílio para mudar para o GA4?

A Making pode ajudar!  Se você deseja mudar para o Google Analytics 4, entre em contato com a Making e agende uma conversa com nosso time. 

Somos uma agência Google Partner e contamos com uma equipe que tem domínio dos serviços que o Google oferece. 

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário!

Será uma satisfação para nós!

Posted by Making TI e Marketing Digital

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