Como o nome sugere, o tráfego pago é o tráfego que se obtém para atrair pessoas até o seu site, blog, loja virtual, landing page, aplicativo etc, por meio de anúncios pagos em plataformas específicas.
Ou seja, é necessário investir dinheiro para que possíveis clientes acessem sua página de vendas. E isso é feito, por exemplo, através de links patrocinados nos buscadores como o Google, postagens nas redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn,Taboola, entre outros.
Quer saber mais sobre como aumentar os resultados do seu negócio com anúncios pagos? Continue lendo!
Quais são as vantagens e desvantagens do tráfego pago?
Uma das vantagens do tráfego pago é a entrega de resultados de forma ágil e rápida quanto ao número de impressões, visitantes ou cliques.
Ao criar uma campanha publicitária e disponibilizá-la online, o conteúdo será exibido aos usuários, após um curto período de tempo depois de subir a campanha.
Isso torna essa estratégia ideal, por exemplo, para lançar novos produtos, para vendas diretas ou para a conscientização do potencial cliente.
Ao escolher determinados termos e palavras-chave no Google Ads, por exemplo, de acordo com uma pesquisa prévia, você pode aumentar as taxas de conversão ao fornecer aos usuários soluções relevantes do seu produto.
No entanto, é importante saber que, para manter o tráfego pago constante, você sempre precisa ter anúncios ativados.
Isso significa que, se o orçamento da campanha acabar, os anúncios não serão mais exibidos ao público.
Artigos Relacionados
Principais estratégias de tráfego pago
Google Ads
Usar o Google Ads para se promover online significa alcançar imediatamente um grande número de usuários do Google interessados nos produtos e serviços que você vende.
O Google Ads é uma ferramenta flexível. Você pode decidir com precisão o quanto quer investir e, quando e onde anunciar.
Por exemplo, você pode determinar se deseja se promover em horários específicos do dia e em dias específicos da semana.
Além disso, você pode pausar campanhas a qualquer momento e decidir para quem exibir seu anúncio.
Por fim, permite obter tráfego em pouco tempo, ao contrário de atividades como SEO, que exigem um período de médio e longo prazo para obter resultados tangíveis em termos de visibilidade.
YouTube
Você já pensou em anunciar na maior plataforma atual de vídeos, o Youtube?
A plataforma streaming do Google ganhou força nos últimos anos, devido aos acessos através das Smart TVs e a disseminação de conteúdos gratuitos.
Se o público do seu negócio consome conteúdos em vídeo, os anúncios do Youtube podem ser a aposta certa para você.
Muitos são os formatos disponíveis para anúncios, atendendo diversos objetivos. Entre as formas de anunciar no Youtube estão: in-stream, bumper ad, masthead, video discovery e out-stream.
Facebook Ads
O Facebook Ads é uma ferramenta de promoção publicitária muito versátil que pode ser facilmente adaptada às diversas necessidades das empresas que o solicitam.
Justamente por isso pode ser empregado tanto por grandes empresas quanto por médias, pequenas e microempresas.
Grandes multinacionais usam essa ferramenta para atingir públicos internacionais e de uma localização geográfica pré-definida.
Dessa forma, as médias e pequenas empresas também realizam uma segmentação precisa, referindo-se à área geográfica local e aos usuários que têm interesse específico ou já manifestaram satisfação pelos produtos comercializados.
Deve-se ter em conta que a utilização de Facebook Ads exige um trabalho de análise minucioso para definir o seu público-alvo, os objetivos que pretende atingir e qual a estratégia que pretende implementar.
Em geral, diferentes tipos de anúncios são testados para ver quais são os melhores, por meio de testes A/B. Além disso, os resultados devem ser monitorados diariamente para avaliar o desempenho.
Se não houver o conhecimento necessário, há grandes riscos de perder dinheiro desnecessariamente.
Para aproveitar ao máximo as vantagens da publicidade no Facebook Ads é necessário, de forma resumida:
- Definir o objetivo que deseja alcançar.
- Identificar o público-alvo.
- Criar e gerenciar anúncios patrocinados para Facebook ou Instagram.
- Adicionar o orçamento que deseja investir.
- Analisar os resultados das campanhas.
Instagram Ads
O Instagram faz parte da família do Facebook e é a rede social de maior audiência da internet. São milhões de usuários e potenciais clientes, consumindo conteúdo diariamente. Se você quer que o seu negócio seja visto, criar anúncios no Instagram pode dar a visibilidade e reconhecimento para a sua empresa.
A rede social possui um gerenciador de anúncios vinculado ao Facebook e disponibiliza diversos formatos como: fotos no feed, vídeos curtos (reels e stories) ou longos (IGTV), sequência de fotos e vídeos em carrossel.
O Instagram Ads pode ser usado para gerar cliques e conversões para o seu site ou loja virtual, visualizações de vídeos, instalação de aplicativos, entre outros.
LinkedIn Ads
O LinkedIn é a maior rede social voltada para negócios e assuntos profissionais. A plataforma vai muito além da exibição de currículos. Nela, é possível buscar parceiros e oportunidades de negócios. Por isso, o uso da rede social é interessante para todo o tipo de empresa, principalmente as voltadas para B2B.
O investimento em anúncios no LinkedIn pode ser mais caro, quando comparado a demais redes sociais, porém dependendo da estratégia pode render bons frutos para o seu negócio, como leads mais qualificados.
Na busca por profissionais para a sua empresa, por exemplo, é possível segmentar e encontrar candidatos mais capacitados e aptos para a posição.
Anúncios nativos
Os Native Ads são anúncios que aparecem como conteúdo destacado ou recomendado dentro de um sites de conteúdos, como blogs e portais de notícias, através de links que são direcionados para o seu site.
Os anúncios nativos não possuem um formato padrão definido, sendo adequados aos formatos disponíveis dos sites.
As plataformas mais conhecidas deste tipo de anúncio são Taboola e Outbrain.
Além das mídias citadas acima, existem outras que podem gerar tráfego através de anúncios pagos, como o Twitter, Waze entre vários outros.
A escolha da mídia deve estar alinhada à estratégia da sua empresa através do objetivo a ser alcançado, onde o seu público se encontra e orçamento disponível para investimento, a fim de obter conversões e resultados mais assertivos.
Quanto investir em tráfego pago?
Costuma-se pensar que o tráfego pago é muito caro. Na verdade, o valor a investir dependerá dos objetivos que você estipula para a campanha e do orçamento que tem à sua disposição.
Ou seja, é possível começar com orçamentos menores. Por outro lado, quanto mais investir ao longo do tempo, mais conseguirá escalar.
Isso significa que, com orçamentos mais elevados, melhores serão as possibilidades de resultados. E, além disso, de modo geral o anúncio será mostrado na plataforma escolhida por um tempo maior.
Existem duas métricas importantes quanto se fala em tráfego pago, que são:
- Custo por clique (CPC): paga-se sempre que alguém clica no seu anúncio.
- Custo por impressão (CPM): paga-se toda vez que mil pessoas veem seu anúncio.
Agora você já tem uma noção de como funciona o tráfego pago.
Marketing digital na Making
Nós podemos auxiliar sua empresa a conquistar melhores resultados e ótimas oportunidades de crescimento. Oferecemos serviços de marketing digital relacionados ao marketing de busca (SEM) com gerenciamento de Links Patrocinados, marketing de conteúdo e serviços de gestão de tráfego para alcançar mais clientes para seu negócio.
Com uma equipe jovem, porém experiente, nosso departamento web é composto por publicitários, jornalistas, designers, programadores, profissionais de SEO/SEM e estudantes, que criam, desenvolvem, otimizam e gerenciam websites, blogs e lojas virtuais, além executarem com maestria ações de marketing digital que atendam a todas as etapas da jornada de consumo.
Para saber como podemos ajudar, entre em contato conosco!
Quer saber mais sobre tráfego pago ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário ou entre em contato com a gente. Será um prazer ajudar!