Quais as fontes de tráfego do meu site?

Se você quer saber quais são as fontes de tráfego do seu site, é recomendado ficar de olho no Google Analytics.

Na categoria “Aquisição”, você consegue saber exatamente de onde vêm as visitas do seu site. E, dessa forma, pode investir mais em determinadas ações de marketing que estão trazendo resultados ou fazer experimentos com outras ações para mensurar os resultados. 

É possível avaliar o desempenho dos diversos canais utilizados pelos usuários para acessar um site. Os parâmetros de tráfego do Analytics são: direto, orgânico, referência, social, e-mail e tráfego pago.

 

Mas, o que é fonte de tráfego?

Fonte de tráfego é a forma pela qual o usuário chegou até o seu site. Ao saber de onde surgem os visitantes, é possível direcionar com mais precisão as estratégias de marketing para o seu negócio.

 

Entenda as fontes de tráfego de um site

1 – Tráfego direto

O tráfego direto é o tráfego no qual os usuários acessam o site digitando diretamente a URL na barra de navegação. 

Receber visitantes por tráfego direto é muito bom. Significa, por exemplo, que as pessoas lembram da sua marca e voltam ao seu site.

É algo de alto valor, pois é composto por usuários que já conhecem sua marca, que se interessam pelo seu site e que lembram do endereço da URL ou a salvaram como favorito do navegador.

Além disso, esse tipo de tráfego também inclui todo o tráfego que o Analytics não pode classificar. 

Ou seja, todas aquelas visitas ao site que são iniciadas sem que o navegador reconheça o canal de origem. 

Se o Analytics não identificar que o utilizador provém de fontes conhecidas (motores de busca, redes sociais, outros sites, tráfego pago), a visita será atribuída ao canal direto.

 

2 – Tráfego orgânico 

Tráfego orgânico é o tráfego de busca de palavras-chaves em navegadores como o Google. Talvez seja o tipo de tráfego mais relevante para um site e é uma fonte de tráfego qualificado e gratuito.

A maneira mais eficaz de atrair tráfego orgânico é trabalhar o marketing de conteúdo e ter um conteúdo bem otimizado em termos de SEO.

Nesse sentido, uma forma de indexar mais rapidamente os artigos é inserindo o link no Google Search Console, pois o artigo entrará em uma lista de prioridades.

E, para melhorar o posicionamento no Google, além da otimização do próprio artigo é importante que ele receba links de fontes externas, para que o Google veja o site como relevante. 

Essas fontes podem ser guest posts ou compartilhamento em redes sociais, por exemplo.

 

3 – Tráfego social

Esse tipo de tráfego é, como o nome indica, aquele que vem de diferentes redes sociais como, por exemplo, Facebook, Pinterest, Twitter, Linkedin e Instagram.

Dessa forma, você consegue saber qual rede social gera a maior fonte de tráfego para o seu site, pois as porcentagens de cada uma são detalhadas no Google Analytics.

Com isso, você pode, inclusive, delinear suas estratégias de marketing tendo como parâmetro as mídias que trazem mais tráfego. 

O tráfego que se obtém através das redes sociais pode ser orgânico ou pago. Por exemplo, se você pagou para impulsionar uma publicação, ela também aparecerá na categoria Social do Analytics. 

Nesse sentido, o conteúdo também desempenha um papel muito importante no redirecionamento dos usuários para o site. Leia também 5 motivos para começar a produzir conteúdo hoje mesmo.

 

4 – Tráfego de referência

O tráfego de referência nada mais é do que o conjunto de todas as visitas que chegam ao seu site por outra fonte, por exemplo, por meio de links em outro site. 

O Analytics reconhece automaticamente de onde veio esse tráfego e exibe os nomes de domínio desses sites como fontes de tráfego de referências em relatórios. 

Os sites nos quais colocamos banners ou onde se compra espaço publicitário pago também são referências.

 

5 – E-mail

Cada campanha de e-mail marketing é estudada e desenvolvida com o objetivo de obter o maior número de conversões, ou ações desejadas pelo público-alvo.

Estamos falando de compras, downloads ou assinaturas de um serviço, dependendo do tipo de negócio para o qual atuamos.

A plataforma em que tudo isso acontece geralmente é o site e, devido ao Google Analytics, é possível rastrear e analisar o caminho de aquisição que começa com o acesso do usuário e termina com a conclusão do pedido ou a ação do usuário.

Quando alguém clica em uma url personalizada no e-mail, as tags são comunicadas ao Google Analytics, que procede com o rastreamento de tráfego, conversões e todos os dados produzidos de acessos por e-mail marketing.

 

6 – Tráfego pago

Outra fonte de tráfego que você pode verificar em “Aquisição” no Analytics é o tráfego pago. 

Nesse caso, a origem acontece quando alguém clica em um anúncio que leva para o seu site. Esse anúncio pode ser, por exemplo, no Google Ads, Facebook Ads ou Linkedin Ads. Leia também Por que anunciar no Google Ads?

O ideal é não direcionar para a home se você deseja alavancar ações como conversões e vendas. Portanto, leve para uma página que esteja de acordo com o seu objetivo de campanha, como por exemplo, uma landing page.

Por fim, agora você já sabe como identificar as fontes de tráfego do seu site. Você já conhecia esses parâmetros do Analytics?

 

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Qual a melhor fonte de tráfego para meu website?

Para esta pergunta, podemos começar com o famoso “depende”, pois cada projeto pode ter um determinado objetivo, Entretanto, vale lembrar:

 E-mails: são recomendados para retenção, manter relacionamento com leads e clientes e para gerar mais resultados nas vendas.

Tráfego pago e orgânico: têm como principal objetivo atrair o público para visualizar o seu serviço, produto ou conteúdo disponível. A diferença entre ambos, é que você paga por cada clique no seu anúncio no caso do tráfego pago.

Vale ressaltar ainda que o Google mostra, através de um rótulo, quando um resultado é um anúncio pago. Assim, os usuários já sabem que aquele anúncio está tentando oferecer algo para eles, o que diminui a confiança nas informações apresentadas.

O resultado orgânico, por sua vez, é tido como genuíno e transmite maior credibilidade. O ideal é alinhar ambos e trabalhar em conjunto.

Tráfego de referência: é ideal para quando se quer maior exposição e reconhecimento da marca, para buscar oportunidades de estabelecer futuros contatos e leads, para alcançar um público diversificado e novo, e para melhorar o SEO.

Tráfego social: é recomendado para quando se quer mais acesso ao seu site por meio de engajamento nas publicações em redes sociais, principalmente se você trabalha com produtos que demandam apelo visual maior, como joias, vestuário, decoração, alimentação, automotivo, entre muitos outros.

 

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Quer saber mais sobre as fontes de tráfego de um site ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário ou entre em contato com a gente. Será um prazer ajudar!

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Posted by Making TI e Marketing Digital

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