As 7 razões incontestáveis para se investir em Marketing Digital
O marketing digital cresce a cada dia, pois as empresas sabem qual é a importância de estarem presentes na internet para se posicionarem em meio à concorrência. Por isso, investir em marketing digital é indispensável, mesmo para empresas físicas que estejam no offline.
Estar online significa acompanhar a concorrência e responder às demandas dos consumidores que diariamente interagem nas mídias digitais, que, por sua vez, influenciam suas decisões de compra.
Nesse contexto, o marketing digital é uma ferramenta muito útil para criar relacionamentos duradouros com os clientes e para atrair novos leads a cada dia.
Vantagens de investir em marketing digital
1. Presença online de fácil acesso
A presença online tem relevância indispensável nos dias atuais. Ela permite alcançar mais clientes e, também, garante o crescimento do negócio.
Ao estar presente na internet, sua empresa ganha amplitude e intercepta uma base crescente de potenciais clientes.
Para isso, é essencial que você esteja presente nas redes sociais e tenha um site, loja virtual e/ou um blog. Afinal, você precisa estar presente onde seus futuros clientes estão. E, com certeza, eles estão na internet.
Lembre-se de que muitas pessoas passam várias horas do dia navegando na internet e fazem compras online. Leia também A importância de gerar negócios pela internet.
Quando se tem um site, blog ou loja virtual ou até mesmo um perfil em redes sociais, amplifica-se demasiadamente a possibilidade de ser encontrado.
De acordo com o site Internet Live Stats, o Google processa em média mais de 40 mil consultas de pesquisa a cada segundo.
Isso significa que cerca de 3,5 bilhões de pesquisas são feitas todos os dias no Google e investir em marketing digital significa estar presente para essas pesquisas. Seu negócio não pode deixar essa oportunidade passar.
Mas não deixe de aplicar boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) em seus sites, pois isso irá colaborar para que os buscadores encontrem seus conteúdos com mais facilidade.
2. Conhecer o público-alvo e a persona
Conhecer o público-alvo é um dos fatores mais importantes para que você tenha uma comunicação eficaz no digital.
Isso permite que as empresas tenham as informações necessárias para criar as estratégias bem delimitadas. E, além disso, você saberá em que áreas focar para atingir esse público, ou seja, quais precisam de mais atenção ou não.
Por isso, é fundamental conhecer seus gostos, necessidades, preferências, desafios e poder aquisitivo. Vale lembrar também que, além do público-alvo, você precisa conhecer a sua persona.
Ao investir em marketing digital, você saberá quais benefícios a persona pode obter com seu produto ou serviço e como ajudá-la até a decisão de compra.
3. Demonstrar autoridade sobre seu negócio
Agora que você já entendeu a importância de conhecer seu público-alvo e sabe quais são as dores de sua persona, outra razão relevante para investir em marketing digital é a facilidade para a criação de conteúdos que tenham total relação com seu negócio e focados nas personas que você deseja atingir.
Um blog com conteúdos relevantes e originais é o palco para o seu show e você não deve desperdiçar tal oportunidade. Seja o frontman do seu negócio e comece a criação de conteúdos para conquistar a autoridade no seu segmento.
4. Mensurar para, posteriormente, analisar e planejar
Ao investir em marketing digital, você terá muita facilidade em mensurar os resultados de seus investimentos, muito diferente da mídia tradicional, que impossibilita isso.
No marketing digital, conseguimos mensurar os resultados com facilidade e determinar, a partir das análises, quais decisões irão ser tomadas, posteriormente. De forma clara, iremos saber se está valendo a pena anunciar para determinadas regiões, ou se devemos trocar as palavras-chave que estão sendo compradas ou se a segmentação feita em uma campanha não está gerando os resultados desejados.
Ou seja, uma grande vantagem de se investir em marketing digital é mensurar os resultados das ações com muita facilidade e precisão.
5 – Gerar tráfego qualificado
Outro ponto indispensável para qualquer negócio é gerar tráfego. No ambiente digital, é a obtenção de tráfego que fará com que sua empresa realize vendas.
E, nesse sentido, existem diversos meios de levar pessoas à sua empresa com a presença online, de forma que esse número cresça a cada dia, seja com a criação de conteúdos, por exemplo, ou com a estratégia de anúncios em buscadores, outros sites, em redes sociais e outros.
No caso das estratégias orgânicas, você poderá atrair pessoas nas redes sociais ou com a produção de artigos de blog, por exemplo. Leia também 5 motivos para começar a produzir conteúdo hoje mesmo.
Já no caso do tráfego pago, há inúmeras vantagens de utilizar o Google Ads e o Facebook Ads. Dessa forma, ao fazer anúncios você atrai pessoas qualificadas para o seu negócio em curto espaço de tempo.
6 – Investir em marketing digital é caro ou barato?
Para empresas com orçamento limitado, investir em marketing digital pode ser muito vantajoso, principalmente se comparado a investimentos necessários nas mídias offline, pois propagandas em jornais, revistas, rádio e televisão necessitam de aportes altos em relação ao marketing digital, além do que, no offline, a aferição dos resultados é muito mais difícil, pra não dizer impossível.
Mas precisamos deixar claro que investimentos ínfimos não irão trazer os resultados desejados. E sim, é necessário um mínimo de orçamento para se investir em marketing digital, principalmente por serviços feitos com qualidade e precisão e por profissionais realmente comprometidos em gerar os melhores resultados.
7. Conseguir clientes e vender mais
Por fim, esse tópico é muito importante para quem quer investir em marketing digital.
Um obstáculo inicial que todo empreendedor encontra em seu caminho está ligado à busca pelo lucro, certo? E o desafio para empreendedores que já estão há alguns anos no mercado é aumentar o faturamento.
Para isso, é necessário atrair clientes e convertê-los, além de fidelizar os já existentes.
Pensando nisso, as questões que surgem em todas as etapas do processo de crescimento do negócio envolvem este fator: como encontrar novos clientes e retê-los? Como garantir que os que já temos continuem a comprar ao longo do tempo?
Isso é possível com as ações de marketing digital, cujo trabalho tem justamente esse objetivo. Ou seja, desenvolver estratégias para aumentar as vendas e as receitas da empresa.
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