6 motivos para investir em mídias pagas
Investir em mídias pagas se torna cada vez mais atrativo para empresas que desejam crescer o negócio de forma mais rápida. Ou seja, para conseguir resultados em período mais curto de tempo.
Entre os principais motivos que fazem os empreendedores investirem em tráfego pago, pode-se destacar que o alcance orgânico costuma ser mais baixo e a longo prazo.
Por outro lado, ao pagar para promover o conteúdo, é possível alcançar um público maior, antes mesmo que a marca seja reconhecida no mercado.
Para isso, é preciso considerar também a persona e a fases da jornada de compra do cliente, bem como a fase do funil em que a persona se encontra (topo, meio ou fundo de funil).
Isso vai contribuir para acelerar a eficácia de metas e objetivos que se traça para a empresa.
Para saber mais sobre o tema, continue lendo!
Por que investir em mídias pagas
1. Ter resultados mais rápidos
Com o tráfego pago você conseguirá alcançar resultados de modo muito mais ágil e previsível.
Ao subir uma campanha, é possível ter uma estimativa dos resultados, pois há diversos parâmetros para análise e mensuração de dados.
Depois que o anúncio é liberado, em um curto espaço de tempo você já consegue notar os resultados.
2. Flexibilidade de custos
Ao investir em mídias pagas, você possui bastante flexibilidade quanto ao orçamento. Uma dúvida que muitas empresas têm é sobre o quanto investir.
A resposta é que você pode começar com valores baixos e ir escalando com o tempo, ou já começar com valores maiores e ter mais margem para testes.
Ou seja, se quiser pode começar investindo R$ 200 ou R$ 2 mil, fica a seu critério.
3. Conseguir mais tráfego para o blog ou site
Você já deve ter ouvido falar em Inbound Marketing, certo? É um conjunto de estratégias que tem por objetivo atrair pessoas para o seu negócio e convertê-las em clientes.
Porém, existe outra alternativa ao tráfego orgânico, que é investir em mídias pagas.
Nessa estratégia, os anúncios pagos em geral possuem um link que leva o usuário para a sua página, landing page ou artigo de blog.
Com isso, ao pagar para fazer publicidade online, você consegue em um tempo bem menor alcançar mais pessoas, sem se tornar “refém” do tráfego orgânico.
4. Segmentação de público
É comum que empresas comecem a investir em mídias pagas sem antes conhecer exatamente qual é o público que se deseja atingir.
Este ponto precisa ser evitado para que você não gaste dinheiro em suas campanhas desnecessariamente.
Porém, caso não conheça ainda o seu público, uma dica é subir uma campanha para fazer testes A/B e descobrir diversos dados que vão ajudar ao longo do tempo a ter estratégias cada vez mais eficazes com tráfego pago.
Desse modo, você conseguirá validar diversos requisitos como gênero, faixa etária e local, por exemplo, e seus interesses em relação a um produto X ou Y, levando em conta como é a interação com o seu anúncio.
É necessário que os links patrocinados tenham uma direção bem planejada, ainda que inicialmente você não saiba quem é a sua persona.
Nesse caso, se a sua persona não estiver definida, você deve ao menos conhecer quais são as dores e os desejos que ela tem.
5. Possibilidade de mensuração
Outro motivo para investir em tráfego pago é que você terá parâmetros seguros para definir suas estratégias, de acordo com os seus objetivos.
Existem diversos dados disponíveis no Google Ads ou no Facebook Ads. E você consegue analisá-los desde que coloca um anúncio para rodar.
Isso significa que você terá acesso a métricas como custo por conversão, ROI, custo por clique, lucro, CTR, entre outras.
Ao analisar métricas, é possível corrigir erros, mudar estratégias, investir no que dá mais retorno e ter diretrizes válidas para apontar que caminhos evitar e quais seguir.
6. Retornos escaláveis
Essa é uma uma razão para investir em mídias pagas. A grande vantagem de trabalhar online é o grande poder de escala que existe.
Ou seja, você pode alcançar muitas pessoas rapidamente, com as quais só têm acesso porque está conectado.
E com o tráfego pago, além de o retorno ser mais rápido, ele é escalável, pois você pode reinvestir o que ganhar e ter crescimentos gradativos e frequentes de vendas de produtos ou serviços.
Portanto, você economiza tempo e poderá observar uma verdadeira virada de chave no faturamento da sua empresa.
Dica extra!
Esta não é uma vantagem ou motivo para se investir em mídia paga, porém, é muito importante e está como extra pra você que chegou até aqui.
Tenha muito cuidado e atenção com a “dependência de mídia”, isso se dá quando a sua empresa depende muito de um único canal, no caso a mídia paga. Isso não é saudável para o negócio, uma vez que se você parar de investir em anúncios, o tráfego vai parar também.
A recomendação é que você explore todos os canais de tráfego de seu site, principalmente o orgânico.
Crie conteúdos relevantes e amplie o alcance orgânico nos buscadores e trabalhe diversos canais simultaneamente e estrategicamente. Isso vai beneficiar a saúde de seu negócio e não te deixará “dependente” de um único canal. Leia também 5 motivos para começar a produzir conteúdo hoje mesmo.
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