7 mudanças simples para conseguir mais tráfego orgânico para seu site
Quer saber como aumentar o tráfego orgânico do seu site? Neste artigo, vamos dar algumas dicas para você seguir e ter mais visitas no seu site.
Fazer SEO é um trabalho de médio e longo prazo. Mas são as ações consistentes no seu site que farão com que cada vez mais você consiga ter mais visitantes qualificados.
Logo, continue lendo para entender como funciona!
Entenda como conseguir mais tráfego orgânico para o seu site
1 – Publicação frequente de conteúdos relacionados com seu negócio e sua persona
Quando você publica conteúdos de qualidade e com frequência; que possuem relação com o seu negócio e a sua persona, o Google entende que existe uma coerência semântica daquele conteúdo.
Esse fator é bem relevante para o posicionamento de artigos. Até mesmo porque você poderá incluir links internos de artigos relacionados e isso contribui para um melhor rankeamento.
Não pense somente em uma loja virtual ou um site institucional com seu catálogo de produtos e serviços. Tenha um blog ou uma seção de artigos e notícias e crie conteúdo autoral, que tenha relação com seu negócio e entregue ao seu público algo realmente importante para ele. Produza seu próprio conteúdo. Esse é o carro-chefe para o seu aumento de tráfego e ganho de autoridade no negócio.
2 – Otimização de SEO do site
A otimização do site inclui o SEO nos próprios artigos e também no site.
No site é necessário ter as páginas de Políticas de Privacidade e de Termos de Uso, pois isso é bem visto pelo Google.
Além disso, é bom que você tenha um Sitemap, pois ajudará na indexação de artigos.
Outro ponto importante é que, se você tem uma loja virtual, é interessante trabalhar as palavras-chave que deseja posicionar nas páginas dos produtos.
Já quanto à otimização dos artigos, no caso do SEO Onpage existem diversos critérios que você precisa levar em conta.
Portanto, você precisa seguir esses passos para aumentar o tráfego orgânico:
- Escolha as palavras-chave de acordo com o seu objetivo; essas palavras podem ser de cauda curta ou de cauda longa.
- Usar a palavra-chave no título, na title tag, na metadescrição, nas imagens e no texto alternativo da imagem.
- Utilizar links internos e links externos.
- Ter um texto claro, simples e com parágrafos curtos, pois isso influencia a legibilidade.
- O texto precisa ser escaneável, ou seja, o leitor poderá ler rapidamente os tópicos em uma leitura dinâmica para encontrar o que quer.
- Escrever uma boa metadescrição para aumentar o CTR, que influencia o posicionamento.
- Ter um design responsivo para dispositivos móveis, pois a maioria dos usuários acessa pelo celular.
- O conteúdo precisa ser relacionado ao título, para não aumentar a taxa de rejeição, que também interfere no posicionamento.
- Usar palavras de transição, pois esse é um dos requisitos para que o texto seja mais bem compreendido.
- Fazer link building, como conseguir guest posts e fazer comentários em blogs que disponham de um espaço para inserção do link do artigo, por exemplo.
3 – Estude e escolha as palavras-chave ideais
Essa etapa é indispensável para que você consiga aumentar o tráfego orgânico. Para escolher as palavras-chaves, você precisa ter um nicho bem definido, certo?
Como é que a sua persona faz a busca: Camiseta ou t-shirt? Pense muito bem nisso antes de sair preenchendo o título de seus produtos.
Existem diversas ferramentas online para estudo de palavras-chave, inclusive as da concorrência. Leia também Diferença entre palavra-chave e termo de pesquisa.
Entre as ferramentas gratuitas, podemos citar: Ubersuggest, Google Suggest, Google Trends e Answer the Public.
Entre as ferramentas pagas, a Semrush produz análises bastante atualizadas e com detalhamento sobre diversos aspectos.
Por exemplo, você consegue saber qual palavra traz mais tráfego para o seu blog, quais são as relacionadas, as variações, as perguntas, o CPC, o nível de dificuldade, entre outras questões.
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4 – Conteúdo escaneável e responsivo
Já mencionamos esse ponto acima, e vale a pena reforçá-lo. Você não pode simplesmente escrever um bloco de texto do estilo acadêmico e difícil de ler.
O artigo precisa ter subdivisões em H2 e H3, por exemplo, além de bullet points, pois isso torna o conteúdo mais escaneável. O ideal também é que cada parágrafo não ultrapasse quatro linhas.
5 – Títulos e descrições atraentes
O título e a descrição serão o primeiro contato do seu leitor ao fazer uma pesquisa no Google.
Quando ele clica no enter, na barra de pesquisa, vão aparecer vários resultados. E, mesmo que seu artigo não seja o primeiro da lista, ele poderá clicar no artigo pelo simples fato de o título ou a descrição serem chamativos.
6 – Acompanhar os resultados das top 10 palavras-chave no Google Search Console
Uma boa opção é observar as 10 principais palavras-chaves no Google Search Console.
Trata-se de uma ferramenta gratuita do Google que sinaliza quais palavras-chave o Google está direcionando para o seu artigo.
Se você não tem ainda um artigo com aquelas palavras específicas, poderá utilizá-las em diferentes artigos para melhorar a coerência semântica do seu site.
7 – Distribuir seus conteúdos nas redes sociais
Quando você distribui o conteúdo nas redes sociais, isso gera sinais sociais, o que também é favorável para posicionamento no Google.
Além disso, você terá a oportunidade de levar mais visitas ao seu blog, pois outras pessoas terão acesso ao seu conteúdo. Com isso, seu tráfego orgânico aumentará também.
Você precisa de um trabalho de SEO no seu site? Entre em contato conosco!