10 erros que vão acabar com suas campanhas de Google Ads
Fazer campanhas de marketing digital no Google é algo que envolve diversas etapas para que você obtenha os melhores resultados possíveis com anúncios.
No entanto, alguns erros comuns podem fazer com que se perca dinheiro sem necessidade. E isso é tudo o que precisamos evitar, certo?
Por isso, neste artigo vamos explicar alguns desses erros a evitar para que as campanhas tenham máxima eficácia. Acompanhe a leitura!
Entenda os principais erros ao fazer campanhas de Google Ads
1. Não definição das personas e dos objetivos
Caso você não defina a persona, não saberá com quem vai falar. E, o mais importante, não vai saber como se comunicar com o seu cliente ideal.
A definição da copy, das pautas e da sua linguagem vai depender de quem é a persona. Por exemplo, uma comunicação B2B é diferente de uma comunicação B2C.
Além disso, você precisa saber quais são as dores e desejos da sua persona para que possa criar campanhas baseadas nessas dores e desejos.
Se seu produto ou serviço resolver um problema da persona, é com ela que você precisa se comunicar por meio de estratégias de copywriting, certo?
A partir dessa definição, fica muito mais fácil alcançar os seus objetivos em campanhas de Google Ads, entre eles o de lucratividade.
Vale lembrar que os objetivos também precisam estar bem definidos. Afinal, se você não sabe onde quer chegar, não chegará a lugar nenhum.
2. Comprar palavras-chave em excesso e que não tenham relação com o objetivo dos anúncios
Não necessariamente você precisa usar uma lista grande de palavras-chave para anunciar o seu produto ou serviço.
Embora seja bom fazer testes para saber qual palavra-chave converte mais, essas palavras precisam ser pesquisadas anteriormente. Leia também Diferença entre palavra-chave e termo de pesquisa.
Você não pode simplesmente utilizar palavras aleatórias que você acredita que tenham pesquisa ao fazer campanhas de Google Ads.
Por isso mesmo existe o Planejador de Palavras-Chave do Google. Lá você tem parâmetros para saber quais são as palavras pesquisadas e os respectivos volumes de pesquisa.
E atenção com a combinação de baixo orçamento com excesso de palavras-chave. Isso é muito prejudicial para os resultados.
3. Uma única campanha para todos os objetivos
Se você vende produtos e serviços diferentes, cada um precisa estar em uma campanha diferente. O mesmo vale quando você tem objetivos diversos nas fases da jornada de compra do cliente. Ou seja, no topo, meio e fundo do funil.
Se os objetivos forem muito discrepantes e reunidos em anúncios em uma mesma campanha, isso vai confundir a inteligência da ferramenta de anúncios, além disso fará com que a experiência de busca do usuário não seja tão boa e, provavelmente, não entregará o resultado de pesquisa desejado.
Como resultado, todo o trabalho será menos consistente e as métricas não serão confiáveis para avaliação dos dados e resultados.
4. Muitos produtos ou serviços para uma única campanha
Semelhante a mesma lógica do item anterior, criar uma campanha para todos os produtos ou com muitos produtos ou serviços é um erro. Por exemplo, juntar 10 produtos em uma determinada campanha ou grupo de anúncios, seria como administrar 10 interesses diferentes. Ou seja, o público-alvo para determinado produto ou serviço pode ser diferente do outro, exigindo um controle maior de cada um.
Além disso, a pulverização da verba para muitos anúncios, pode não gerar o resultado esperado para nenhuma delas.
Outro ponto, é a dificuldade da gestão, caso seja necessário ajustar alguns pontos específicos em um determinado produto/serviço
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5. Anúncios direcionando tráfego para páginas institucionais
Quando o anúncio é direcionado diretamente para a página inicial ou institucional do site, por exemplo, você perde eficiência.
O motivo é que a persona não sabe onde deve clicar exatamente para comprar ou baixar um material, ou não saberá qual artigo consumir para tirar sua dúvida.
Por isso, você corre o grande risco de desperdiçar dinheiro. Na copy do seu anúncio há promessas específicas sobre o que você vende. Como já disse Avinash Kaushik, especialista em web analytics: “Nunca deixe seus anúncios escreverem cheques que seu site não possa compensar”.
Com isso, a página de destino deve ter uma relação com a copy, que deve ter relação com a palavra-chave, pois caso contrário, o anúncio terá um baixo índice de qualidade, um custo por clique (CPC) alto. Isto porque, o usuário não terá uma boa experiência ao navegar pelo site e ser direcionado a uma página que não tem relação com o anúncio mencionado.
Tudo isso está relacionado à experiência do usuário quando fazemos campanhas de Google Ads.
6. Não criar extensões de anúncios
Quando você cria uma campanha no Google Ads, além de criar os grupos de anúncios e os anúncios propriamente ditos, é preciso criar extensões para que você tenha mais visibilidade.
Existem diferentes tipos de extensão, como frases de destaque, snippets estruturados, sitelink, extensão de imagem, de preço e de local. Isso permitirá que seu anúncio tenha destaque em relação a outros anúncios sem extensões.
Consequentemente, as chances de receber cliques aumentam.
7. Não configurar as metas de conversão
Ao configurar as metas de conversão, além de instalar o pixel, você terá possibilidade de acesso a métricas confiáveis no seu painel.
Sem um pixel não for configurado corretamente, dificilmente o Google e o gestor da conta conseguirão avaliar se os anúncios estão atingindo o resultado esperado ou não.
Com isso, você poderá avaliar que ações deve tomar para diferentes testes, melhorias nos anúncios e para corrigir caminhos em suas estratégias.
8. Não analisar os resultados
É essencial analisar os resultados de acordo com as métricas para saber o que deu certo e o que deu errado.
A partir dos erros, você saberá como agir nas próximas campanhas ou mesmo nos próprios anúncios. Muitas vezes o anunciante não tem de antemão todas as informações necessárias sobre o comportamento do consumidor ao fazer uma campanha.
Por isso, apenas com testes será possível saber qual é esse comportamento. E, a partir desses testes, traçar estratégias cada vez mais eficazes em campanhas de Google Ads.
9. Não contratar profissionais certificados para gerenciar suas campanhas
A falta de mão de obra qualificada no gerenciamento das campanhas pode ser um grande erro.
Apesar da ferramenta parecer fácil de ser utilizada, é fundamental investir em profissionais certificados e agências parceiras do Google. Caso contrário, provavelmente será difícil obter, de fato, bons resultados. Leia também: Por que contratar uma agência Google Partner?
10. Fazer ajustes constantes na conta
Fazer alterações a todo momento na conta, sem dar tempo desta entrar em aprendizado de máquina, receber impressões e cliques também pode ser um erro. É importante destacar que a plataforma precisa ter dados para avaliar os resultados.
Vale lembrar ainda que, para campanhas com baixo orçamento ou produtos/serviços muito segmentados em que o volume de tráfego de interesse é pequeno, o tempo de maturidade é ainda maior.
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Quer saber mais erros que podem acabar com suas campanhas de Google Ads ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário ou entre em contato com a gente. Será um prazer ajudar!