Google Meu Negócio: como divulgar sua empresa no Google

Como divulgar sua empresa no Google Meu Negócio? Trata-se de uma ferramenta gratuita que o próprio Google disponibiliza. Ele permite que seu negócio seja colocado no mapa e, consequentemente, seja encontrado com mais facilidade pelos usuários.

Isso significa que você pode informar ao Google onde sua empresa está fisicamente, ao adicionar informações úteis a potenciais clientes e pessoas que ainda não conhecem os serviços ou produtos que você vende.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que se enquadra no universo do SEO Local. Ou seja, ele identifica todas as ações necessárias para melhorar o posicionamento do seu negócio localmente. 

 

Quais são as vantagens de divulgar sua empresa no Google Meu Negócio?

A ferramenta ajuda na divulgação de empresas locais de forma orgânica. Além disso, como é possível que clientes deixem comentários sobre a empresa, há uma aproximação social e gera confiabilidade.

Outro fator importante é que ao adicionar sua empresa no Google Meu Negócio, ela aparece já na primeira página de pesquisa. Sendo assim, uma oportunidade de ter mais presença digital e aparecer aos possíveis clientes, quando eles estão em uma fase mais avançada da jornada de compra.

Não podemos esquecer também, que assim como toda estratégia de marketing, é importante mensurar resultados. E, isso é possível pela plataforma. Através dela, é possível constatar quantos clientes pesquisaram pela empresa, de onde eles são, quantos cálculos de rotas foram feitos, quantos cliques o site teve, entre outros.

 

Como divulgar sua empresa no Google em uma pesquisa local?

Por pesquisa local entende-se uma pesquisa realizada no Google em que uma pessoa coloca o nome de um lugar ao lado da palavra relativa ao produto ou serviço que procura.

Vamos exemplificar para você entender o que é uma busca local. Suponha que você tenha um restaurante denominado “Restaurante Alfa” em sua cidade.

Ao divulgar sua empresa no Google, o nome do restaurante será adicionado ao produto/serviço que você oferece no Google, com informações como endereço, telefone e horário de funcionamento, por exemplo.

Porém, nem sempre as pessoas digitam a região em que se encontram ao pesquisar por um estabelecimento. E, nesse sentido, existem alguns fatores que influenciam para que sua empresa seja encontrada. Confira a seguir.

 

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Fatores que afetam o posicionamento ao divulgar sua empresa no Google

1. Relevância e pertinência

O Google somente mostra resultados que correspondem ao que as pessoas estão realmente procurando.

Voltando ao exemplo do restaurante. Se uma pessoa, que está em um determinado local, está procurando uma pizzaria (e seu restaurante não serve pizza) é de se esperar que – apesar de você também servir comida – o Google não mostre sua empresa na listagem de empresas.

Do mesmo modo, mesmo que você sirva pizzas, se não especificou na configuração, é provável que seu restaurante não apareça. 

É por esse motivo que você terá que prestar atenção especial às informações que fornece ao Google na plataforma Google Meu Negócio.

É lá que você indicará, ao divulgar sua empresa no Google, as categorias principal e secundária do seu negócio, a descrição e todos os serviços/produtos que você oferece.

E você ajudará o Google a mostrar seu negócio para as pessoas que estão procurando por você.

 

2. Distância

Em geral, o Google mostra as empresas mais próximas de onde as pessoas estão. Ele consegue rastrear dados de geolocalização, justamente com o intuito de ajudar as pessoas a encontrarem a melhor solução para seus problemas.

Se o seu restaurante estiver do outro lado da cidade de onde a pessoa está pesquisando, pode ser que o Google não mostre seu estabelecimento na listagem de empresas.

A menos que você seja extremamente famoso e conhecido na região.

 

3. Notoriedade

O Google mostra primeiro as empresas que já são mais conhecidas localmente e, também, que recebem mais cliques durante a busca. 

Ele identifica a importância com base em todas as informações que encontra na web, como links ou artigos em outros sites de referência.

Além disso, em suas Diretrizes, o Google afirma que avaliações positivas afetam a classificação local de uma empresa. As que têm mais avaliações positivas e depoimentos reais conseguem melhor o posicionamento.

Isso significa que, ao divulgar sua empresa no Google, se não há links na web de referência apontando para o seu negócio e se você tem poucos comentários ou avaliações, o Google dificilmente mostrará sua empresa na listagem.

Por esse motivo é sempre importante entregar o melhor serviço possível para ter clientes satisfeitos que farão avaliações positivas sobre sua empresa no Google. 

 

4. Posicionamento do site nas buscas orgânicas

Segundo as  Diretrizes do Google:

“A posição nos resultados da web também é um fator determinante e, portanto, as melhores práticas de SEO também se aplicam à otimização de pesquisa local”.

Isso quer dizer que quanto melhor a classificação do seu site nos mecanismos de pesquisa, melhor será a classificação do Google Meu Negócio.

 

Por que o Google Meu Negócio é tão importante?

 A razão pela qual o Google Meu Negócio se tornou cada vez mais importante ao longo dos anos é muito simples.

Os usuários sempre buscam por informações nesse buscador, no computador ou no celular. E, nesse contexto, a listagem do Google Meu Negócio é exibida antes da lista de sites. 

Ao realizar uma pesquisa local no seu smartphone, o primeiro resultado do negócio é o que fica claramente visível sem a necessidade de rolar a tela, o que atrai muitos cliques e clientes, se a sua empresa estiver bem posicionada.

Por fim, vimos neste artigo como divulgar sua empresa no Google Meu Negócio e suas vantagens. Você já é cadastrado na plataforma?

 

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Posted by Making TI e Marketing Digital

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