Posicione seu site no topo das buscas móveis: Dicas avançadas de SEO para Mobile
A preocupação em relação ao desempenho e navegação dos sites em dispositivos móveis é algo constante entre os profissionais de SEO.
Com o passar dos dias, os desktops têm sido cada vez mais restritos às tarefas profissionais e estudantis, enquanto os smartphones ganham mais espaço na rotina das pessoas.
De acordo com o CETIC.Br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), no Brasil, os celulares são a principal forma de acesso à internet desde 2017 e já ultrapassam a marca de 230 milhões de aparelhos em uso, número maior do que a população do país.
O IBGE confirma essa informação, ratificando que em 2021, temos o celular como o principal dispositivo de acesso à internet em casa, sendo utilizado em 99,5% dos domicílios com acesso à grande rede.
Dessa forma, o SEO para Mobile se tornou um pré-requisito não apenas para alcançar resultados na web, mas também para garantir que seu site esteja preparado para o Mobile-First Index, que prioriza a versão mobile na indexação de sites no Google.
O que é SEO para Mobile?
No SEO para dispositivos móveis é importante considerar as diferenças nos hábitos de navegação dos usuários móveis durante o processo de otimização.
Ajustes que vão desde a codificação HTML, CSS e JavaScript até mudanças no planejamento e produção de conteúdo.
Isso porque, apesar de ser importante ter um site responsivo, isso não é o suficiente para garantir a melhor experiência mobile para o usuário.
Entende-se por responsividade somente a adaptação automática do layout do site em diferentes formatos de tela. No entanto, há muitos outros critérios que devem ser considerados na navegação móvel:
- a velocidade de carregamento do conteúdo e dos elementos das páginas;
- o tamanho das páginas, para evitar consumo excessivo de dados em planos limitados;
- a fidelidade em relação à versão desktop em termos de recursos e conteúdo;
- a UX, Experiência do Usuário, em relação à visualização, navegação e agilidade;
- o padrão de uso que envolve acessos frequentes, mas em curtos períodos de tempo.
Esses critérios estão obrigando profissionais e empresas a repensarem seus processos de produção e disponibilização de conteúdo na internet.
Na busca pela otimização de códigos e páginas, o Google se destaca como líder e difusor das mudanças, exigindo que as empresas se adaptem ao novo padrão de comportamento dos usuários da internet.
A importância de SEO para mobile
E como dito antes, o tráfego de dispositivos móveis está em constante crescimento, assim, é comum que as pessoas passem a maior parte do seu dia conectadas através desses aparelhos.
Por isso, aprimorar o seu SEO para mobile significa ajudar esses usuários a encontrarem e acessarem as suas páginas com mais facilidade.
Ter um site responsivo e adaptado para dispositivos móveis não é apenas importante para a experiência do usuário, mas também pode afetar diretamente seu posicionamento nos resultados de pesquisa.
Para o Google, os sites mobile-friendly são considerados mais relevantes e têm mais chances de aparecer nas primeiras posições das SERPs, páginas de resultados de pesquisa, e isso se dá devido ao próximo tópico abordado aqui.
Mobile First Index
No início de 2019, o Google deu um importante passo na melhoria do SEO para mobile com a implementação oficial do Mobile First Index na indexação de sites em seu motor de busca.
Essa mudança significa que a inclusão de novos endereços no buscador terá prioridade para as versões mobile, tanto para os resultados em aparelhos móveis quanto para as buscas em desktops.
Na prática, o Mobile First Index requer que as duas versões do site, desktop e mobile, apresentem conteúdos idênticos, dados estruturados específicos para cada versão e metadados equivalentes.
Dessa forma, é importante se certificar de que todos os elementos importantes, como textos, imagens e botões, estejam disponíveis nas duas versões. Além disso, ao desenvolver um site mobile-first, é importante garantir que ele seja otimizado para oferecer a melhor performance possível. Isso inclui:
- Uso de dados estruturados: Estruture os dados da versão mobile de forma correta, mantendo consistência com a versão desktop.
- URLs canônicas: Assegure-se de que as URLs canônicas estejam definidas corretamente para evitar problemas de indexação.
- Evitar o uso de pop-ups intrusivos: Pop-ups podem prejudicar a experiência do usuário em dispositivos móveis, e o Google penaliza sites que os utilizam de forma agressiva.
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Colocando em prática as otimizações de Mobile SEO
Quando falamos de SEO para mobile, dois termos são comuns e aliados entre si.
O “Mobile Friendly”, que é pensado no usuário; e o “Mobile First” que é ter um site, em que todo o desenvolvimento se dá com base no mobile, para então serem feitos ajustes pensados na versão desktop.
Isso torna o design mais limpo, com conteúdo de relevância e fácil navegação para os usuários.
Para otimizar seu site para o Mobile-First Index e garantir que ele seja rápido e responsivo em dispositivos móveis, siga estas práticas adicionais:
- Minimize o uso de JavaScript pesado e CSS desnecessário: Código em excesso pode reduzir a velocidade de carregamento. Utilize ferramentas como o Google PageSpeed Insights para identificar trechos de código que podem ser otimizados ou removidos.
- Priorize o carregamento diferido (lazy loading) de imagens: Isso permite que imagens abaixo da dobra (não visíveis na tela inicialmente) carreguem somente quando o usuário rolar a página, economizando largura de banda.
- Habilite o cache do navegador: Assim é possível melhorar a velocidade de carregamento em visitas repetidas, já que alguns recursos são armazenados localmente no dispositivo.
- Reduza o tempo de resposta do servidor: Invista em uma boa hospedagem e certifique-se de que o tempo de resposta do servidor seja inferior a 200 ms.
- Use fontes otimizadas para web: Reduza o uso de fontes personalizadas ou pesadas, substituindo-as por fontes otimizadas, como as fornecidas pelo Google Fonts, para melhorar o carregamento.
Adiante, observe as recomendações de como alcançar bons resultados tendo em mente as novas diretrizes adotadas pelo Google.
O essencial
É fundamental realizar uma verificação básica em seus arquivos, softwares e serviços utilizados. Esses fatores são os pilares da estratégia de SEO para Mobile e, portanto, precisam ser considerados com atenção.
Os principais fatores capazes de influenciar diretamente o desempenho, a velocidade, a estabilidade e, consequentemente, o ranqueamento do seu site nas buscas são:
- Hospedagem: verifique se o fornecedor tem boa reputação no mercado e se o plano contratado atende às necessidades do seu site.
- Gerenciador de conteúdo: faça o uso de plataformas ou softwares robustos que já estejam consolidados no mercado, como o WordPress.
- Certificado SSL: o Google considera que os endereços HTTPS são mais seguros nos sites mobile, por isso, dê prioridade a eles no ranking de pesquisa.
- Imagens: remova arquivos desnecessários, compacte as imagens, configure as descrições e dê preferência para formatos de arquivo mais leves.
- Código-fonte: faça uso de plugins ou solicite a profissionais para removerem trechos não essenciais dos códigos CSS, HTML e JavaScript de suas páginas.
- Tags mobile: certifique-se da utilização de tags HTML especiais, como a “viewport e a “Hreflang”
Desempenho
A velocidade é um fator crítico quando falamos de SEO para mobile, já que precisamos garantir uma experiência de navegação satisfatória mesmo em conexões instáveis e com serviços limitados.
As medidas listadas anteriormente têm um impacto direto na velocidade de carregamento do seu site, mas existem outros procedimentos que podem melhorar os resultados.
Ferramentas como o Google PageSpeed Insights são grandes aliadas durante esse processo.
Outra maneira de garantir uma boa performance em mobile é utilizar tecnologias como o AMP (Accelerated Mobile Pages), que proporciona carregamento mais rápido de páginas em dispositivos móveis. Além disso, comprimir arquivos JavaScript e CSS, assim como otimizar a entrega de fontes, são práticas cruciais para manter a velocidade alta.
Vale salientar que neste conteúdo não estamos tratando de questões já abordadas em outros artigos, como a importância dos títulos, descrições, conteúdos, densidade da palavra-chave, dados estruturados, etc.
Todas elas são fundamentais e complementam este artigo. Para saber mais sobre elas, leia também Conteúdo para SEO: dicas de como escrever um texto de sucesso para os buscadores e Como fazer otimização de sites com SEO em 11 passos.
Além da velocidade: A importância dos Core Web Vitals
A velocidade é um fator crítico quando falamos de SEO para mobile, e o Google introduziu o Core Web Vitals para quantificar a experiência do usuário de forma mais precisa.
Essas métricas, LCP (Largest Contentful Paint), FID (First Input Delay) e CLS (Cumulative Layout Shift), medem diretamente como os usuários percebem o desempenho da sua página.
Ao otimizar seu site para atender aos requisitos do Core Web Vitals, você não apenas melhora a velocidade, mas também sinaliza ao Google que seu site oferece uma experiência de alta qualidade.
UX (User Experience)
Ao falarmos sobre a navegação em dispositivos móveis, é essencial garantir uma experiência agradável, rápida e intuitiva para o usuário.
Dado que os usuários acessam esses dispositivos várias vezes ao dia, em intervalos curtos ou médios, é importante atender às necessidades imediatas deles.
Para isso, é fundamental ter um visual limpo, enxugando as informações apresentadas e usando menus inteligentes para esconder dados que não são relevantes.
Mostrar apenas o necessário em cada página, mantendo espaço suficiente entre os elementos clicáveis.
Também é essencial que o conteúdo possua textos legíveis e imagens de tamanho adequado para serem visualizadas facilmente em uma tela menor.
Além disso, considere a navegação com uma só mão, que é comum em dispositivos móveis. Posicione botões de ação e menus importantes na parte inferior da tela para facilitar o acesso. Otimize os formulários para mobile, usando preenchimento automático e campos simplificados, além de minimizar o número de etapas necessárias para completar ações.
Otimização para buscas locais
Um aspecto adicional a ser considerado no comportamento dos usuários móveis é a busca por serviços locais.
O Google é o diretório de referência e é nele que os usuários procuram por empresas e profissionais de todas as áreas.
Dessa forma, aproveite as oportunidades relacionadas às buscas locais, nas quais os consumidores usam termos como “padarias próximas abertas”, “lanchonete perto de mim”, “posto de combustível mais perto” para descobrir os locais de interesse em torno deles e otimize seu site para esse tipo de busca.
Afinal, se o uso desses termos cresceram 210% de 2016 para 2017, segundo o Google Thinking, é provável que continuem crescendo.
Pesquisas por voz
Embora as pesquisas por voz já existam há anos, foi somente com o aprimoramento e a popularização das assistentes virtuais como a Siri, Alexa e o Google Assistente que presenciamos uma verdadeira mudança no comportamento dos usuários em suas experiências de busca.
Para saber mais, leia também Otimize seu conteúdo para buscas por voz.
Implementando essas práticas, sua empresa estará bem posicionada para se destacar nas buscas mobile e garantir que seu site atenda às exigências do Mobile-First Index, aumentando suas chances de conquistar melhores rankings e melhorar a experiência do usuário.
Inteligência Artificial e Machine Learning no SEO para mobile
Olhando para o futuro, a inteligência artificial e o machine learning estão transformando a forma como os mecanismos de busca compreendem e classificam o conteúdo.
Algoritmos cada vez mais sofisticados são capazes de entender o contexto, a intenção do usuário e a qualidade do conteúdo de forma mais precisa.
Para se manter à frente, é fundamental acompanhar as evoluções nessas áreas e adaptar suas estratégias de SEO para mobile.
Isso inclui investir em conteúdo de alta qualidade, otimizado para a busca semântica e utilizando dados estruturados para fornecer informações mais ricas aos mecanismos de busca.
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*Este conteúdo foi publicado em abril de 2023 e atualizado em dezembro de 2024.