Planejamento de marketing de 2023: 7 dicas de como montar um plano de sucesso
Se você deseja alcançar bons resultados para o seu negócio em 2023, estabelecer metas e ações através de um planejamento estratégico de marketing anual é essencial para o crescimento e performance da sua empresa.
Mas afinal, o que é um plano de marketing? É um documento com objetivos, ações e orçamento para nortear a sua equipe, orientar em decisões importantes, reduzir os custos e bater as metas desejadas de forma mais rápida e eficiente.
O que é necessário para criar um plano de marketing para sua empresa em 2023?
Informações de concorrentes, das tendências e uma análise crítica do seu negócio são alguns pontos que tornarão possível identificar oportunidades e melhorias e, devem ser levadas em consideração ao planejar suas ações para 2023.
Para montar um planejamento que seja possível de ser atingido por sua empresa, listamos algumas dicas para você seguir.
1. Conheça o seu público e concorrentes
Levante informações do seu mercado, ambiente em que sua empresa está inserida, e também, do seu público-alvo e concorrentes.
É necessário entender o macroambiente para saber onde o seu negócio se encaixa, quais dores da sua persona você soluciona e onde você deseja chegar.
Com isso bem definido, é hora de definir as metas.
2. Trace objetivos
O que você deseja alcançar em 2023? Aumentar as vendas? Atrair novos clientes? Tornar-se referência no segmento? Conquistar uma maior parcela do mercado?
Tenha objetivos claros para traçar metas reais. Reúna sua equipe, analise as informações disponíveis e identifique o que faz sentido para o seu negócio.
3. Foque nas metas anual e mensal
Estabeleça suas metas anuais, porém faça entregas parciais. Todas as metas devem ser divididas em prazos reais e possíveis de alcançar. Além disso, devem ser alcançáveis e com objetivos mensuráveis. Por exemplo: “Desejo aumentar minhas vendas em 25%”. Assim fica bem mais claro onde você deseja chegar.
Através de um cronograma bem organizado com etapas e orçamento bem definido, será mais nítido para a sua equipe quais os próximos passos a tomar e também, o que fazer, caso algo saia do planejado.
4. Levante as tendências
O mundo digital está em constante mudança e surgem diariamente novas tendências. Por isso, é importante identificar aquelas que podem ajudar o seu negócio a alcançar os objetivos traçados no planejamento de marketing.
Estude quais estratégias foram usadas até o momento e quais novas a sua empresa pode tirar proveito. É importante focar naquelas que podem gerar novas conversões, fortalecer a imagem da sua marca, melhorar a experiência do usuário e fidelizar os clientes.
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5. Crie um calendário de ações
Organize seu plano de ação e monte um calendário. Faça ações em conjunto com datas importantes do ano, com a finalidade de aproveitar os apelos de datas comerciais para impulsionar o seu negócios e alcançar as metas estabelecidas.
Um calendário de ações vai nortear a sua equipe dos próximos passos e quais decisões tomar para obter mais sucesso.
6. Faça uma análise dos resultados e métricas de 2022
Para tomar decisões assertivas é preciso basear-se em dados. Por isso, analisar as métricas e resultados anteriores é importante para direcionar seu negócio para o lugar certo.
Faça um levantamento das informações de todos os canais que a sua empresa atua e cruze os dados gerados mensalmente para tomadas de decisões assertivas, sem suposições.
7. Trace um orçamento anual
Para um planejamento de marketing de sucesso, é preciso definir o quanto a sua empresa está disposta a investir para alcançar os objetivos definidos.
Lembre-se que entre os custos da área é preciso projetar investimentos com agências de marketing, em mídias, entre outros.
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Ponha seu plano de marketing em ação
Não basta traçar objetivos, é preciso executar o seu planejamento e colocar em prática as ações estabelecidas, para alcançar o sucesso no seu negócio.
O plano de ação serve para nortear a sua empresa e equipe, mas é importante estar sempre atento às novidades, tendências e possíveis problemas e fazer ajustes sempre que preciso.