Saiba como unir Inbound Marketing e SEO em 5 passos

Saiba como unir Inbound Marketing e SEO em 5 passos

Atualmente, o marketing digital é uma das principais estratégias de divulgação e venda de produtos e serviços. O Inbound Marketing e o SEO são duas ferramentas fundamentais para alcançar bons resultados nesse meio.

Embora sejam abordagens diferentes, eles se complementam e podem ser combinados em uma estratégia eficaz para atrair e converter mais clientes. 

A otimização do SEO pode ajudar a melhorar a visibilidade do site nos mecanismos de busca, enquanto o Inbound Marketing pode atrair e envolver clientes em potencial com conteúdo de qualidade e relevante.

Agora, vamos entender melhor essas diferenças e aprender a como unir ambas as estratégias, e assim, ter resultados ainda melhores para o seu negócio.

 

Como Inbound Marketing e SEO se diferenciam?

O termo SEO (sigla de Search Engine Optimization: otimização para motores de busca) engloba uma série de estratégias, incluindo tecnologia, conteúdo e autoridade, que visam melhorar a classificação das páginas de um site nos resultados de pesquisa do Google e de outros buscadores.

O objetivo do SEO é obter mais tráfego orgânico e aumentar a visibilidade do site nos mecanismos de busca.

Já o Inbound Marketing é uma estratégia que segue uma metodologia composta por quatro etapas: Atração, Conversão, Fechamento e Encantamento. 

A finalidade é atrair organicamente potenciais clientes, despertando seu interesse pela marca e iniciando um processo de construção de relacionamento para estabelecer confiança o suficiente para oferecer produtos ou serviços.

 

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Como integrar as estratégias de Inbound Marketing e SEO?

Sabendo que ambos se complementam, unir as estratégias pode ser uma ótima maneira de impulsionar seu negócio online. Mas como realizar isso da maneira correta? 

Veja algumas dicas para fazer a união de SEO e Inbound Marketing e alcançar melhores resultados para sua estratégia de marketing digital.

 

1. Produza conteúdos relevantes

É importante criar conteúdos de qualidade que agreguem valor à persona e atendam às necessidades e dúvidas.

Afinal, não adianta atrair um grande volume de visitantes para o seu site se eles saírem rapidamente e não interagirem com o seu conteúdo. 

O objetivo é criar um relacionamento de confiança com a audiência, por meio de conteúdo de valor que possa ser compartilhado em diferentes canais, como as redes sociais. 

Embora algumas técnicas de SEO, como estudo de palavras-chave e otimização da página, sejam importantes, o foco principal deve ser sempre o conteúdo.

Com um bom conteúdo, ajustes técnicos podem ser feitos para otimizar a distribuição orgânica.

Ao criar conteúdo para o seu site, é importante ter em mente que o foco principal deve ser o leitor, não as máquinas de busca. A prioridade deve ser oferecer informações relevantes e úteis para os visitantes do seu site. 

Somente após ter um conteúdo bem estruturado e voltado para as necessidades do público, é que você deve pensar em otimizá-lo para os motores de busca, a fim de melhorar seu posicionamento nos resultados de pesquisa.

Dessa forma, você estará criando conteúdo de qualidade, que atende às necessidades do seu público e ainda será bem-visto pelos mecanismos de busca.

Leia também Produção de conteúdo: 9 etapas para alcançar o sucesso.

 

2. Disponibilize materiais ricos

Uma prática bastante utilizada no Inbound Marketing e SEO é a oferta de materiais ricos para a audiência, que têm como principal objetivo gerar leads

Esses materiais podem ser diversos, como e-books, infográficos, testes, planilhas, aulas e muito mais.

Para exemplificar, pense em um pet shop. No blog da empresa tem artigos sobre diversos animais de estimação.

Para captar o interesse do leitor e oferecer algo útil, pode-se criar um e-book sobre a temática e disponibilizá-lo gratuitamente em troca do preenchimento de um formulário com alguns dados como nome, e-mail e telefone.

 

3. Elabore títulos de qualidade

Ter bons títulos é fundamental para o sucesso das suas estratégias de Inbound Marketing e SEO.

Quando otimizados para os mecanismos de busca, eles podem melhorar significativamente os resultados.

Isso porque um bom título pode ajudar a posicionar melhor sua página no Google, além de atrair mais usuários interessados em seu conteúdo.

Uma dica é utilizar a palavra-chave em seu título, o que pode aumentar suas chances de aparecer nos primeiros resultados de busca.

Além disso, é importante pensar em uma H1 clara e atraente, que chame a atenção do usuário e resuma bem o conteúdo da página. Dessa forma, você pode conquistar mais cliques e engajamento, melhorando o desempenho do seu site.

No artigo Como aparecer no topo das pesquisas do Google em 11 passos explicamos de forma clara e objetiva toda estrutura de heding tags (H1). Clique e saiba mais.

 

4. Proporcione uma experiência satisfatória

Por mais que você tenha bons produtos, conteúdos de qualidade e comunicação clara, se a experiência do cliente não for boa, é pouco provável que se tenham resultados satisfatórios.

É importante encontrar maneiras de se diferenciar da concorrência e conquistar a confiança e engajamento dos clientes.

Um atendimento ágil, gestão eficiente e pós-venda atencioso são algumas das formas de criar uma experiência positiva para o cliente.

Vale lembrar que o Google penaliza sites que tentam burlar o algoritmo, como encher o conteúdo de palavras-chave sem contexto.

A velocidade de carregamento da página e a sua responsividade também influenciam na classificação. 

Por isso, a experiência do usuário é um fator cada vez mais importante para o sucesso das estratégias de Inbound Marketing e SEO.

 

5. Otimize constantemente seu site

Para obter um bom posicionamento no Google, é fundamental utilizar técnicas de SEO atualizadas em seus conteúdos. 

Artigos antigos podem não contar com essas técnicas e prejudicar o ranqueamento da sua empresa. Lembre-se de revisitar publicações periodicamente para otimizá-las. 

Além disso, a otimização de conteúdos para os mecanismos de busca ainda permite que você inclua informações relevantes e atualizadas nos seus artigos.

Investir nessa estratégia pode trazer ótimos resultados, ajudando sua empresa a alcançar mais clientes e aumentar a lucratividade.

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