14 razões para ter um blog na sua empresa
Muitas empresas ainda têm dúvidas se vale a pena ter um blog. Sabendo disso, vamos explicar todas as razões para você ter um para a sua empresa.
Com essa estratégia, o seu negócio terá uma “voz” ao publicar conteúdos que sejam verdadeiramente do interesse dos clientes e potenciais clientes.
Os posts publicados em um blog com frequência aumentam, ao longo do tempo, a quantidade de palavras-chave disponibilizadas aos mecanismos de busca.
Consequentemente, as chances de um blog ter visibilidade aumentam, pois oferece maiores oportunidades para o empreendimento que deseja ser encontrado na web.
Origem do blog
A palavra “blog” surgiu em 1997, mas, na verdade, as páginas com o formato de diário online já existiam desde 1990.
O formato principal utilizado era o de relatos pessoais e de experiências do dia a dia, como um diário online.
Ao longo dos anos, os blogs foram ficando populares no mundo e, também, no Brasil. Já no início do século XX as empresas começaram a enxergar o grande potencial do blog e passaram também a implementá-lo em suas estratégias.
14 razões para ter um blog
1 – Mais autoridade e vendas
Ao fornecer conteúdos sobre sua área de atuação, essa é uma forma de ativar o gatilho da autoridade, de forma que você ganhe reconhecimento perante os potenciais clientes. Como resultado, contribui significativamente para que você realize mais vendas.
2 – Ter mais visibilidade no Google
Os seus conteúdos do blog poderão ser encontrados no maior buscador do mundo, que é o Google. Então, sua empresa ganha mais visibilidade e você poderá captar mais leads e ser conhecido por um público cada vez maior.
3 – Educar seu público
Com um blog, você terá a grande oportunidade de educar seu público nas diferentes fases da jornada de compra do cliente.
Com isso, ao produzir conteúdos de qualidade, seus visitantes vão se mover ao longo do funil de vendas, passando pelo topo, meio e fundo de funil, quando estarão, nesse último caso, qualificados para a compra do seu produto ou aquisição dos seus serviços.
4 – Melhorar o processo de vendas
Ao educar o seu público, isso contribui também para facilitar todo o processo de vendas. Na verdade, no marketing digital sabe-se que o “conteúdo é rei”.
Entre as razões para ter um blog, é por meio dele que você vai persuadir sua audiência e vai solucionar suas dúvidas ao entender suas dores e desejos. E tudo isso são etapas necessárias que existem no Inbound Marketing para um processo eficaz de vendas.
5 – Resultados constantes
Quando você tem uma frequência de publicação consistente no seu blog e demonstra ser uma autoridade no assunto, os resultados são uma consequência natural.
Mesmo um conteúdo que você publicou há um ano ou há cinco anos poderá ser encontrado pelos seus potenciais clientes. Dessa forma, é um trabalho cumulativo e que contribui para que os resultados da sua empresa cresçam cada vez mais.
6 – Humanizar a marca
Um blog ajuda a dissolver uma barreira que em um primeiro momento poderia parecer um obstáculo para o contato entre o cliente e a empresa.
Ao se comunicar com seu público com conteúdos do blog, existe uma relação de proximidade.
Os seus potenciais clientes poderão fazer comentários nas postagens ou mesmo entrar em contato com a empresa pelos formulários no site, pelo chat, se houver, ou pelas redes sociais adicionadas no site.
7 – Baixo custo
Os custos de contratação de domínio e hospedagem são baixos, o que torna o blog um canal democrático e acessível para empresas e pessoas.
8 – Comunicação direta
Você consegue ter uma comunicação direta com o seu público ao postar no blog eventos nos quais a empresa participou, por exemplo, cursos que recomendam, entrevistas com gerentes do negócio, entre outros.
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9 – Exprimir sua opinião
O blog também é um canal para que você demonstre suas opiniões, os valores da empresa e a missão. Dessa forma, você consegue dialogar com o público, que pode ter opiniões semelhantes ou diferentes, gerando um debate que é positivo para a empresa.
10 – Antecipação
Em um blog, você consegue antecipar novidades sobre um novo produto que a empresa está lançando, sobre eventos que vão ocorrer, palestras e webinars.
11 – Credibilidade
Ao criar um blog para a sua empresa, sua marca terá mais credibilidade, pois os consumidores a verão como mais confiável, uma vez que o blog é o cartão de visitas online da empresa, demonstrando profissionalismo.
12 – Vendas recorrentes
Esse ponto é também importante entre as razões para ter um blog.
Como mais consumidores terão acesso à sua empresa com um blog, isso resulta também em um aumento das vendas. Você disponibiliza os produtos e serviços no site, mas os usuários vão saber que eles existem após consumirem os conteúdos do blog.
13 – Feed
Quando você produz conteúdos relevantes, mais usuários vão se inscrever na sua newsletter. Isso é bastante importante, pois você crescerá sua lista de e-mails, que é um ativo valioso para o seu negócio.
14 – Conteúdo atualizado
Ao atualizar conteúdos com frequência em seu blog, a persona vai entender que sua empresa está ativa e atuante, de modo que possa interagir com você ou adquirir seus produtos ou serviços.
Onde ter um blog, dentro ou separado do site?
Depende do seu negócio e objetivos de crescimento, mas nossa recomendação, principalmente para empresas que desejam crescer online e alcançar autoridade, é que o blog fique dentro do domínio principal. Dessa forma, você vai aumentar o número de páginas no site, o número de links indexados nos buscadores, a autoridade de seu domínio, popularidade, entre outros benefícios.
Inbound Marketing na Making
Nós podemos auxiliar sua empresa a conquistar melhores resultados e ótimas oportunidades com a metodologia de Inbound Marketing, na qual o blog é uma plataforma fundamental.
Além disso, podemos desenvolver um blog para você. Trabalhamos com estratégias para proporcionar a captação de mais leads e gerar mais vendas para seu negócio!
Para saber como podemos ajudar, entre em contato conosco e solicite uma proposta de Inbound Marketing.
E se você ainda tem dúvidas ou quiser saber mais mais razões para ter um blog na sua empresa, deixe seu comentário. Será uma satisfação para nós poder ajudar!