Para aumentar a visibilidade do negócio, uma das formas mais importantes de obtê-la é direcionar o tráfego para o seu site.
A tendência atual do Inbound Marketing prevê um conjunto de estratégias e métodos que auxiliam as empresas a serem encontradas pelos seus potenciais clientes quando eles fazem determinadas pesquisas online. Leia também Quais as fontes de tráfego do meu site?
Mas como acontece na prática? Confira como aplicar algumas táticas importantes para melhorar o tráfego orgânico do seu negócio!
O que é tráfego orgânico?
O tráfego orgânico está associado ao volume de visitantes que chegam ao seu site ou loja virtual por meio de resultados de pesquisa ou nas redes sociais.
Portanto, esse tráfego é gratuito e não foi obtido com pagamento de anúncios.
Quando as pessoas inserem as palavras-chave relacionadas ao seu negócio no Google, a fim de sanar dúvidas, elas poderão encontrá-lo nos resultados de busca e isso aumenta a possibilidade de você conseguir mais clientes.
A otimização de SEO e o uso de técnicas específicas, como por exemplo o link building, são algumas etapas necessárias para melhorar o tráfego orgânico.
É um tráfego que podemos entender como natural e não induzido por links patrocinados ou pagamento de publicidade.
Além disso, é um tráfego de alto valor, justamente por ser gratuito e por aumentar consideravelmente o reconhecimento da marca.
Por sua vez, se você tem uma presença constante nas redes sociais, também conseguirá tráfego qualificado e leads.
Análise do tráfego orgânico
Uma das ferramentas usadas para analisar o tráfego do site é o Google Analytics Basta. acessar os relatórios de aquisição, tráfego e canais para saber de onde vem o tráfego do seu site.
Desse modo, você pode verificar as métricas e analisar a origem. E, também, você pode personalizar as análises com métricas bastante precisas.
O Google Analytics coleta dados e informações importantes para que você adote as estratégias certas para o seu negócio. Alguns dados relevantes a serem explorados no Google Analytics são:
- tempo médio que os visitantes permanecem na página;
- localização geográfica;
- conteúdo que trouxe mais visitas;
- número total de visitas;
- número total de páginas visitadas;
- taxa de rejeição;
- conversão;
- taxa de conversão;
- origens de tráfego.
Recomendamos que você compare os dados listados acima, com os outros canais de aquisição de tráfego, por exemplo: compare a taxa de conversão de tráfego orgânico com a taxa de conversão de tráfego de pago e analise se faz sentido os resultados.
Também recomendamos analisar se o tempo de permanência na página é o adequado para o respectivo conteúdo ou se a taxa de rejeição é muito elevada. Esses podem ser indicativos de um título ou descrição mal elaborada.
Estratégias para aumentar o tráfego orgânico do seu negócio
Crie um site e um blog
É essencial, para atrair novos clientes, fazer SEO para e-commerce ou para qualquer modelo de negócio por meio de conteúdos no blog. No entanto, alguns sites de empresas ou de lojas virtuais não possuem um blog.
Isso dificulta o crescimento, que pode ser potencializado se você tiver artigos de conteúdo que atraiam pessoas em diferentes fases da jornada de compra para levar ao processo de conversão.
Além disso, ao trabalhar o posicionamento dos artigos no Google, artigos esses relacionados, por exemplo, aos benefícios dos seus produtos, você vai gerar tráfego qualificado para sua empresa.
Com um plano editorial e um conjunto de artigos com informações estratégicas e interessantes, você pode atrair mais pessoas e aumentar o número de leads e de vendas. Leia também 14 razões para ter um blog na sua empresa.
Títulos e imagens
Da perspectiva de SEO, você deve prestar atenção aos títulos, às legendas e às imagens, que devem conter as palavras-chave.
Por sua vez, é importante também que os títulos sejam atraentes para obter mais cliques dos visitantes.
Além disso, preocupar-se com o título é uma forma de se diferenciar dos concorrentes, pois, na verdade, praticamente todos acabam utilizando as mesmas palavras-chave. Leia também Diferença entre palavra-chave e termo de pesquisa.
Leve em consideração que o título e a meta descrição estarão visíveis na SERP, em inglês Search Engine Results Page. E, portanto, eles devem persuadir o usuário a clicar. Logo, ter um bom título e uma meta descrição bem pensados e, com copywriting, a tendência é ter mais cliques.
E, por fim, as imagens também devem ser chamativas e nítidas. Não se esqueça de otimizá-las para SEO, inserindo o texto alternativo da imagem com palavras-chave.
Lembre-se também de que elas não devem ser muito pesadas, pois isso leva ao risco de desacelerar o carregamento do site. E a velocidade de carregamento é um dos fatores de SEO.
Preste atenção à experiência do usuário
A experiência do usuário é um dos fatores mais importantes a serem levados em conta. O motivo é que a taxa de rejeição será elevada se o seu site tiver um visual esteticamente poluído ou uma interface difícil de utilizar.
Portanto, garanta que seu site tenha um visual simples de entender e que seja amigável para dispositivos móveis.
E, por fim, quando o usuário chega no site, ele deve ser capaz de navegar por diversas páginas naturalmente, sem muitos elementos de distração, como excesso de pop-ups. Leia também Poucos acessos no site? Veja como resolver.
Então, está preparado para começar a trabalhar o tráfego orgânico do seu negócio?
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